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Banca de DEFESA: ANA PAULA DE SOUSA LOPES

2019-01-07 16:40:51.409

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA DE SOUSA LOPES
DATA: 15/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: concepção e avaliação de um portal educacional para auxiliar a prática docente
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial. Tecnologia Assistiva. Formação docente. Portal educativo. Validação.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O movimento da educação inclusiva tem representado um desafio para a educação superior, justificando forte necessidade de estudos aprofundados na área e de aprimoramento profissional na educação para efetivar a inclusão do aluno com deficiência nas instituições superiores de ensino, quanto à adaptação de materiais, metodologias e avaliações. Nesse contexto, os recursos de Tecnologia Assistiva, relacionados à área de informática, favorecem a comunicação e abrem novas possibilidades às pessoas com deficiência. Torna-se fundamental instrumentalizar os docentes universitários para que possam facilitar o acesso ao aprendizado aos alunos inclusos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa objetivou conceber um portal educacional sobre o uso da Tecnologia Assistiva (TA), voltado aos professores da educação superior para atuarem junto aos alunos com deficiência. A pesquisa baseou-se no modelo metodológico, Metodologias de Desenvolvimento, aplicado à investigação no domínio da Tecnologia Educativa, com método de abordagem quanti-qualitativo, cujas abordagens sustentaram o processo de validação do protótipo. E para a coleta de dados, foram aplicados questionários para o teste de usabilidade e conteúdo do portal composto por uma série de questões de escolha múltipla e abertas enviadas aos peritos da área, além de entrevista dirigida à coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFMA, avaliados por meio de análise estatística e análise de conteúdo, e discutidos à luz do referencial teórico dessa pesquisa. Assim, o portal desenvolvido foi validado por especialistas da área que confirmaram que Portal Tecassistiva possui características técnicas que facilitam o uso e contribuem no âmbito da prática educativa inclusiva, de docentes universitários. Acreditamos que com esta pesquisa contribuiremos com a comunidade acadêmica interessada na temática e com a comunidade em geral, fornecendo ferramentas aos docentes, no sentido de instrumentalizá-los para uma prática pedagógica inclusiva efetiva, de forma que haja inclusão real na educação superior. Almejamos, ainda, que o portal seja suporte para auxiliar a prática docente e um espaço de reflexão sobre essa prática no que se refere ao apoio à alunos com deficiência.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELISA TOMOE MORIYA SCHLÜNZEN - UNOESTE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Co-orientador - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI

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