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Banca de DEFESA: AMANDA DA SILVA E SILVA

2019-01-09 17:38:30.293

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DA SILVA E SILVA
DATA: 31/01/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: REVISTA DO NORTE: a impressão fotográfica e a impressão social da São Luís no começo do século XX
PALAVRAS-CHAVES: Revista do Norte; Revistas Ilustradas; São Luís; Fotografia.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente pesquisa realiza uma investigação sobre a Revista do Norte, uma publicação de literatura e arte, ilustrada com fotografias, produzida e impressa no Maranhão, por Alfredo Teixeira e Antônio Lobo, com duração de cinco anos, entre 1901 e 1906. O escopo deste trabalho é saber quais são as representações de cidade que orientavam a publicação das fotografias na Revista, entender os critérios utilizados pelos editores na seleção desse material fotográfico. O trabalho contextualiza a Revista do Norte e seus realizadores na história da imprensa ilustrada, não só maranhense, mas brasileira, no final do século XIX e início do XX, com destaque para alguns periódicos ilustrados publicados no Maranhão, aliado ao desenvolvimento tipográfico e do progresso dos processos técnicos de reprodução e impressão de imagens. O destaque é para a Typogravura Teixeira e o trabalho gráfico realizado na revista. Compreender, portanto, quais eram os discursos das práticas e representações (CHARTIER,1982) sociais de cidade, que a revista queria passar através das fotografias escolhidas para ilustrar a publicação. Para isso, foi necessário identificar e analisar o lugar social (CERTEAU, 1982) em que a revista estava inserida e o cenário que a cidade de São Luís estava imersa naquele início de século XX. A revista foi gerada a partir de um projeto de Alfredo Teixeira em conjunto com o jornalista Antônio Lobo, uma das lideranças do grupo de intelectuais maranhenses autodenominados de os Novos Atenienses (1890-1930). O grupo atuava sobre a circunstância de decadência econômica e cultural da cidade de São Luís no final do XIX e início do XX. Este grupo queria apresentar uma reação transformadora deste cenário e retomar a forja do discurso de passado glorioso, de riqueza material, cultural e, sobretudo, literário, daquela geração criadora do epíteto da Atenas Brasileira. Para o entendimento da criação mitológica da Atenas Brasileira, recorremos à explicação crítica dos discursos criados e perpetuados ao longo dos séculos, baseado, principalmente, nos estudos de Borralho (2011) e Martins (2006). Por fim, será realizada uma análise temática das fotografias através de um recorte representativo das imagens referentes à cidade de São Luís. Baseado num diálogo interdisciplinar, confrontaremos essas imagens com as representações da cidade relatada pela historiografia, pela imprensa e pela literatura.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA REGINA BARROS RÊGO LEAL - UFPI
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM

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