Banca de DEFESA: JEAN CARLOS DA SILVA MONTEIRO

DISCENTE: JEAN CARLOS DA SILVA MONTEIRO
DATA: 29/01/2019
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: NARRATIVAS HIPERTEXTUAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia
PALAVRAS-CHAVES: Sociedade da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Narrativas Hipertextuais. Educação Superior. Ensino de Jornalismo.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O avanço da Globalização, da web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a influenciar as redações de jornalismo bem como a impactar nos processos de produção, transmissão e consumo da notícia. Essas mudanças aconteceram não somente no âmbito profissional, mas também na formação acadêmica do jornalista do futuro. Pela necessidade de um profissional multimídia, o curso de jornalismo passou por diferentes mudanças curriculares para aperfeiçoar o conteúdo que é ministrado em sala de aula às novas tendências do mundo do trabalho. Diante disso, viu-se a possibilidade de trabalhar com as Narrativas Hipertextuais como proposta didática-pedagógica para que o aluno saiba lidar com a variedade e quantidade de informação e recursos tecnológicos produzidos nos espaços de atuação. Dessa forma, este estudo averiguou as contribuições das Narrativas Hipertextuais como proposta didática no processo de aprendizagem de 40 alunos do sexto período do curso de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís, da cidade de São Luís - Maranhão, por meio de uma pesquisa exploratória, envolvendo uma Experiência de Aprendizagem Mediada. Realizou-se uma Revisão de Literatura sobre a Cultura e Sociedade do Século XXI, Educação Superior no Brasil e as Competências do Século XXI, Ensino de Jornalismo no Século XXI (que envolveu ainda pesquisa documental acerca das mudanças curriculares e novos cenários de aprendizagem do jornalista) e uma Revisão Sistemática da Literatura, em que se buscou identificar todos os estudos, no período de 2005 a 2017, que abordem a utilização de Narrativas Hipertextuais na Educação Superior para embasar teoricamente a experiência desta pesquisa. Observou-se que as Narrativas Hipertextuais propiciam interação e construção colaborativa de conhecimento em sala de aula, além de desenvolverem competências e habilidades para escrever, ler, interpretar textos, hipertextos e lidar com as tecnologias no atual cenário da Era da Convergência que a sociedade tem presenciado.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO