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Banca de DEFESA: POLIANA MARTA RIBEIRO DE ABREU

2019-01-11 09:14:22.185

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLIANA MARTA RIBEIRO DE ABREU
DATA: 28/01/2019
HORA: 18:00
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: EMPREENDIMENTOS DIGITAIS NO JORNALISMO: novos modelos de difusão de conteúdos noticiosos e inserção no mercado
PALAVRAS-CHAVES: Empreendimentos digitais. Jornalismo. Modelos de negócio. Empreendedorismo.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente trabalho teve como principal objetivo analisar novas formas de difusão de conteúdos noticiosos como alternativa aos veículos tradicionais de comunicação – notadamente o jornalismo impresso - e identificar como se configuram essas estratégias de difusão de conteúdo jornalístico enquanto modelos de negócio viáveis. Diante de um cenário de muitas transformações, principalmente por causa dos processos de convergência midiática e integração de redações, como apontam Canavilhas (2014) e Salaverria (2008), foi realizado um levantamento com alguns dos principais empreendimentos digitais no Brasil a fim de construir um cenário do que tem sido intitulado como jornalismo independente e inovador. Com base nos dados levantados, foi possível identificar que a maioria desses sites, embora se configurem como práticas sociocomunicativas, ainda estão concentrados no eixo Sudeste-Sul do país. Além disso, a maioria ainda aposta em mais de um modelo de financiamento para conseguir se manter. Outro objetivo deste estudo foi verificar como jornalistas têm buscado novas formas para se inserir no mercado, uma vez que muitos desses novos empreendimentos foram criados por profissionais que atuaram na mídia tradicional, cujo momento de crise financeira tem resultado em um número crescente de demissões. Desta forma, buscou-se entender também o funcionamento desses novos veículos e de que maneira são consideradas propostas empreendedoras. Para tanto, esta pesquisa teve um olhar mais apurado ao caso do Nexo Jornal, um veículo criado em 2015 com a proposta de contextualizar as informações e que sobrevive por meio de assinaturas. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, por se tratar de um objeto específico dentro de um cenário maior, e análise conteúdo, na busca pela compreensão do funcionamento do site do veículo em questão, bem como das ferramentas que utiliza, entre as quais a newsletter e o podcast. Além disso, também foi realizada uma análise do Facebook do Nexo, com base nos pressupostos de Recuero (2009), que apontou um pouco engajamento dos leitores do veículo. Com esta pesquisa interdisciplinar, buscou-se contribuir com os estudos que se voltam para um mercado caracterizado por mudanças, cujas configurações a longo prazo ainda se mostram imprecisas. No entanto, este estudo mostrou que há, de fato, um cenário jornalístico que se pretende diferente do que foi construído, ao longo dos anos, pela mídia tradicional, inclusive com um papel diferenciado para o jornalista, que passa a ser, também, gestor do seu negócio. Por outro lado, o exemplo do Nexo demonstra que muitas práticas tradicionalmente utilizadas no jornalismo continuam sendo executadas, principalmente no que diz respeito à produção de conteúdos, embora haja uma tentativa de se desvencilhar desses modelos. Além disso, por mais que utilize ferramentas inovadoras e possibilitadas pelos processos digitais, há ainda muito potencial a ser explorado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Externo à Instituição - BEATRIZ CORRÊA PIRES DORNELLES - PUCRS

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