Banca de QUALIFICAÇÃO: MIZRAIM NUNES MESQUITA

DISCENTE: MIZRAIM NUNES MESQUITA
DATA: 12/06/2019
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: investigação com alunos e professores de um curso de idiomas
PALAVRAS-CHAVES: Dispositivos móveis; Ensino-aprendizagem de línguas; Língua estrangeira. Aprendizagem móvel.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Esta pesquisa propõe-se a investigar em que medida e de que maneira professores e alunos de um curso livre de idiomas integram dispositivos móveis para o ensino e aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que buscará descrever o perfil dos participantes (tanto docentes quanto discentes) no que diz respeito ao uso de dispositivos móveis em suas rotinas e, especificamente, no ensino-aprendizagem de língua inglesa e descobrir qual a percepção desses participantes quanto à integração dessas tecnologias para essa finalidade. Além disso, busca-se descobrir de que maneira os dispositivos móveis são integrados nos estudos de língua inglesa como língua estrangeira no grupo observado. O campo para a realização do estudo é o Núcleo de Cultura Linguística da Universidade Federal do Maranhão (NCL/UFMA) e os participantes são docentes e discentes de língua inglesa, vinculados à instituição. Quanto à natureza, trata-se de um estudo com características de pesquisa qualitativa e quantitativa, pois planeja-se utilizar instrumentos de coleta relacionados tanto a uma quanto à outra abordagem de pesquisa. A pesquisa divide-se, de maneira, geral em: etapa de levantamento bibliográfico; coleta de dados por meio de aplicação de questionários, realização de discussão em grupos focais; tabulação, análise e discussão dos dados. Os dados quantitativos serão analisados por meio de estatística simples com o software Excel, enquanto os qualitativos serão explorados por análise de conteúdo. Autores como Castells, Prensky, Siemens, Richard, Traxler, Poza, entre outros serão debatidos na construção do arcabouço teórico e na análise dos dados. Almeja-se, com este estudo, contribuir para a visualização de uma realidade de uso dos dispositivos móveis para fins educacionais, levantando hipóteses sobre melhores aproveitamentos e refletindo sobre os resultados gerados com essa integração tecnológica.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA