Banca de QUALIFICAÇÃO: LARIZE KELLY GARCIA RIBEIRO SERRA

DISCENTE: LARIZE KELLY GARCIA RIBEIRO SERRA
DATA: 12/06/2019
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Uso. Aplicativos Móveis. Recursos Pedagógicos. Professores. Educação Escolar.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo possui o objetivo geral de investigar o uso de aplicativos (apps) móveis como recursos pedagógicos na prática docente por professores de uma escola de São Luís-MA. Somado a este, os seguintes objetivos específicos:identificar o quantitativo de professores do IFMA, Campus São Luís-Monte Castelo que realizam uma integração pedagógica de apps em suas práticas docentes e quais os aplicativos mais utilizados; identificar o perfil dos docentes que fazem e que não fazem uso pedagógico de aplicativos; verificar quais os critérios que os professores utilizam para selecionar os aplicativos que são usados como recursos pedagógicos, e como realizam seus planejamentos e suas metodologias de ensino; averiguar as possibilidades pedagógicas dos apps e as vantagens e dificuldades encontradas pelos professores no processo de integração dessas ferramentas nas atividades de ensino-aprendizagem; verificar as motivações que levaram docentes a não fazerem uso de aplicativos como recursos pedagógicos no ambiente escolar. Constitui uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, cujo local de pesquisa é o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus São Luís-Monte Castelo, instituição de ensino federalde Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Serão utilizadas como técnicas de coleta de dados, questionário com questões abertas e fechadas e observação sistemática sobre a infraestrutura da escola, ao passo que a análise de conteúdo será o procedimento de análise de dados selecionado. Para fundamentação, abordou-se teóricos como: Sharples, Taylor e Vavoula (2006); Lengel (2013);Bacich e Moran (2018), Miller (2013); Carbonell (2016); Bergmann e Sams (2018); Bottentuit Júnior (2017, 2018); Carvalho (2017); Moura (2009, 2010, 2014, 2016, 2017); dentre outros. Com os resultados desta pesquisa, espera-se confirmar ou refutar a hipótese de que há um percentual menor que 50% dos professores participantes desta pesquisa que fazem o uso pedagógico deaplicativos móveis em sala de aula, e que realizam um planejamento prévio do uso dessas ferramentas, trabalhando metodologias ativas, com critériosde seleção desses aplicativos coerentes com os objetivos das aula.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI