Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA SILVA ALMEIDA

2019-06-05 09:52:32.809

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SILVA ALMEIDA
DATA: 17/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: Competências e a implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por professores do Curso de Pedagogia da UEMA – Campus Paulo VI
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Cultura Digital. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Competências. Professores. Ensino Superior
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com os avanços tecnológicos, o docente tem a possibilidade de assumir novos papeis, distanciando-se da função de transferidor do conhecimento e tornandose um orientador do processo de ensino e aprendizagem, utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como meios facilitadores da prática pedagógica. Nesse contexto, é necessário que os professores desenvolvam competências que possam realizar inovações educativas para ir ao encontro da construção do conhecimento.Dessaforma, a presente pesquisa tem como objetivoinvestigar as competências e a implementação das Tecnologias Digitas de Informação e Comunicação por professores do Curso de Pedagogia da UEMA – Campus Paulo VI, em aulas presenciais. Além disso, busca analisar se os aspectos relevantes para educação no século XXI estão sendo trabalhados em sala de aula, com foco no uso das TDIC e qual a cultura educativa existente no local da pesquisa, com o apoio de meios tecnológicos. Como forma de dar embasamento a pesquisa, o referencial teórico, propõe-se a desenvolver itens relacionados a cultura digital, como a nova cultura educativa, em que as tecnologias se apresentam como meios pedagógicos e as competências trabalhadas pelos professores em sala de aula. Sendo assim, o referencial teórico é composto pelos estudos de Santaella (2003;2007;2013), Coutinho (2011), Lévy (1993;1999), Moran (2012), Demo (2009), Gomes (2013), Santos (2012), Lemos (2007), Fontana; Cordenonsi (2015), Afonso (2002), entre outros. A metodologia adotada será pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e bibliográfica. Além disso, será realizado um estudo de caso, buscando analisar os professores que atuam no Curso de Pedagogia. A coleta desses dados será feita através da aplicação de questionários mistos, compostas por questões abertas e fechadas, realizadas, pessoalmente ou mediadas pelo computador e/ou e-mails. Espera-se como resultadoverificar como os professores do Curso de Pedagogia da UEMA – Campus Paulo VI estão atuando com essa dinâmica no processo de ensino e aprendizagem e quais competências suas práticas refletem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO

fim do conteúdo