Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA CARDOSO FERREIRA COSTA

DISCENTE: CLARA CARDOSO FERREIRA COSTA
DATA: 02/07/2019
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: IDENTIDADES EM TRÂNSITO: um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na UFMA São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Identidade Cultural. Internacionalização. Migração. Discentes estrangeiros.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Apresenta-se a pesquisa sobre identidades em trânsito, com um estudo dos sujeitos discentes estrangeiros na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Inicia-se com uma introdução do texto, onde se justifica a escolha do objeto da pesquisa, os questionamentos e a estrutura organizacional do texto. São destacados as hipóteses e os objetivos da pesquisa. O objetivo geral consiste em compreender os processos de construção, desconstrução e reconstrução das identidades culturais dos discentes estrangeiros, influenciados por sua condição de sujeitos em trânsito. Apresenta-se o referencial teórico que fundamenta os conceitos trabalhados, como: Cultura, Lugar, Identidade, Deslocamento, Migração e Memória. A pesquisa é sustentada por uma análise quantitativa e qualitativa, de cunho bibliográfico, documental, com levantamento de dados e um estudo de casos de caráter etnográfico. São apresentados alguns resultados parciais, obtidos através de análise documental e entrevistas preliminares junto a setores da UFMA, com destaque para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).
Co-orientador - 406640 - ANTONIO CORDEIRO FEITOSA
Externo ao Programa - 271716 - JOSENILDO DE JESUS PEREIRA