Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE MARTINS LEITE FERNANDES LIMA

2019-06-10 15:25:08.02

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE MARTINS LEITE FERNANDES LIMA
DATA: 19/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Coordenação do PGCult
TÍTULO: A BASE DE CONHECIMENTO TPACK NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO TUTOR DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UEMA: um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Tutoria. Educação a Distância. TPACK. Formação Docente.
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As transformações resultantes do advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC na economia, no mundo do trabalho e na vida das pessoas trouxeram implicações para a forma de organização da sociedade e, particularmente, do sistema educativo, especialmente a partir do século XXI. Na sociedade digital têm-se como características preponderantes o uso massivo das TDIC e o fluxo intenso de informações, oferecendo, no âmbito educacional, novas possibilidades de aprender e de ensinar de uma geração em rede. No atual contexto da modalidade de Educação a Distância (EaD) surge o questionamento principal da pesquisa: de que maneira a base de conhecimento TPACK contribui na formação continuada de tutores no âmbito da docência virtual? Assim, o presente projeto busca analisar se a base de conhecimento TPACK é inerente ao processo de formação continuada de tutores dos cursos de licenciatura em EaD da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Para tanto, será considerado o conceito do TPACK (TechnologicalPedagogicalandContentKnowledge), ou seja, Conhecimento Tecnológico e Pedagógico de Conteúdo como subsídio para aproximação da formação de tutores no uso das tecnologias de maneira pedagógica. Nesta conjuntura, o TPACK é compreendido como uma estrutura que identifica os conhecimentos que os tutores precisam para ensinar por meio de tecnologias digitais. Para embasar a pesquisa serão utilizados como fundamentação teórica autores que discutem os conceitos de Era da Informação (TOFFLER; CASTELLS), e os conceitos de Base de Conhecimento Docente e Saberes Docentes (SHULMAN e ZEICHNER; MISHRA e KOELER). A pesquisa partirá doestado de conhecimento sobre o tema proposto, tendo uma abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso, com técnica de grupo de discussão. Para tanto, a coleta de dados será realizada por meio de acesso a registros no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e entrevista realizada junto aos tutores que atuam em cursos de licenciatura da modalidade a Distância da UEMA. Os critérios de inclusão de participantes serão definidos a posteriori, a partir do acesso aos registros no AVA e envio de carta-convite aos tutores. A análise será realizada por meio da triangulação metodológica, em que serão gerados eixos temáticos a partir da análise de conteúdo versus delineamento teórico. Espera-se caracterizar um estudo inédito acerca da formação de docentes para a EaD e dos processos de ensino e aprendizagem da docência e da tutoria no contexto da UEMA.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS - UNOESTE
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA

fim do conteúdo