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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO JOSE MORAIS COSTA

2019-06-26 16:35:16.25

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO JOSE MORAIS COSTA
DATA: 01/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Coordenação do PGCult
TÍTULO: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA DO MARANHÃO: um estudo acerca dos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL)
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio Cultural. Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL). Educação Patrimonial. Serviços Educativos. Bibliotecas Públicas.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Investigação acerca dos serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite e seus contributos para preservação da memória e do patrimônio cultural do Estado do Maranhão. Trata de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa, que fez uso da pesquisa bibliográfica, documental, questionários mistos, entrevista semiestruturada e observação sistemática para investigar interdisciplinarmente como os serviços educativos da Biblioteca Pública Benedito Leite podem interceder na preservação da memória e do patrimônio do Estado do Maranhão. Objetiva Investigar a educação patrimonial desenvolvida na Biblioteca Pública Benedito Leite, no que diz respeito aos serviços educativos voltados para a preservação da memória do Estado do Maranhão. Discute as teorias das bibliotecas públicas e caracteriza-se a Biblioteca Pública Benedito Leite, a partir de autores como Almeida Júnior (1997), Bernardino e Suaiden (2011), Suaiden (2018), Milanesi (2013), Flusser (1980; 1983), Mendes (2014), Braga (2013), Castro, Silva e Castellanos (2011), dentre outros. Aborda os múltiplos conceitos de patrimônio cultural e educação patrimonial, pautando-se nos estudos de Choay (2006), Gonçalves (2003), Ferraz (2015), Calabre (2013; 2009), Cutrim (2011), Dultra e Vieira (2014), Detoni (2016), Wichers (2011), Cardoso (2013), Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Florêncio (2015), Florêncio et al. (2014). Apresenta os diferentes entendimentos de memória, quanto demarca-se as interseções desses conceitos com as práticas das bibliotecas públicas. Para tanto, dialoga-se com autores como Durkheim (2007), Halbwachs (2006), Pollak (1989; 1992), Nora (1993), Bergson (2010), Candau (2016), Silveira (2010; 2012a; 2012b; 2014). Descreve o percurso metodológico que orientou o desenvolvimento desta investigação. Detalha-se o tipo de pesquisa, o local de realização da investigação, os participantes, bem como os instrumentos de coleta de dados e procedimentos de coleta e análise dos resultados. Consiste em uma pesquisa em fase de desenvolvimento, logo os resultados ainda não são apresentados. Conclui inicialmente que é fundamental compreender a necessidade da abordagem educacional e do papel educativo das bibliotecas públicas, sobretudo quando se trata das noções e estratégias de mediação e apropriação do patrimônio cultural.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1281412 - KLAUTENYS DELLENE GUEDES CUTRIM
Interno - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Externo à Instituição - FABRICIO JOSE NASCIMENTO DA SILVEIRA - UFMG

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