Banca de DEFESA: ELIZABETH CORREA DA SILVA

DISCENTE: ELIZABETH CORREA DA SILVA
DATA: 16/07/2019
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: APLICATIVOS DIGITAIS E ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL/LE: um estudo com alunos do Instituto Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais. Ensino de Língua Estrangeira. Ensino-Aprendizagem de Espanhol. Letramentos. Aplicativos Digitais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Considerando que as atividades de leitura e escrita não se limitam a uma ação linguística e cognitiva, mas consistem também em uma forma de estar no mundo e agir sobre ele, é imprescindível que os alunos estejam aptos a interagir com textos em outras línguas, mobilizando recursos que garantam a construção de sentidos em diferentes gêneros e suportes, e, ainda, em integrações com variados formatos, presentes também no meio digital. Nesse sentido, nosso objetivo geral nesta pesquisa consistiu em analisar potencialidades na articulação entre o material didático impresso e aplicativos digitais no processo de ensinoaprendizagem de espanhol como língua estrangeira. A investigação articula o arcabouço teórico acerca da Educação, Tecnologias Digitais e Ensino de Línguas. Tem-se, portanto, como suporte teórico autores como Pozo (2004); Bottentuit Junior (2010, 2017); Santaella (2005, 2013); Leffa (2008); Coscarelli (2005, 2016); Ribeiro (2016, 2018); Rojo (2012, 2015), entre outros. Realizamos a descrição e análise de atividades, que utilizam aplicativos digitais (Edpuzzle, Padlet e Quizizz), articulados ao trabalho com o material didático impresso, desenvolvidas com vinte e sete alunos de língua espanhola de uma escola da rede federal de ensino, na cidade de São Luís/MA, nos meses de novembro e dezembro de 2018. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, de caráter exploratório e descritivo, com implementação prática e abordagem qualitativa de análise. São utilizados como instrumentos e técnicas para coleta de dados a observação participante; a aplicação de questionários, com perguntas abertas e fechadas; e a realização de entrevista por grupo focal com os alunos que colaboraram com este estudo. Os resultados obtidos indicam que há espaço para tratamento e uso de tecnologias digitais a partir de algumas experiências apontadas pelos alunos nas aulas de língua espanhola, bem como no plano de ensino da disciplina e na abordagem do livro didático adotado na Instituição. A avaliação dos alunos concentrou-se preponderantemente numa dimensão positiva em torno do conjunto de aplicativos utilizados. Visto que este estudo envolveu a tarefa de busca e seleção de informações, entendemos que seria importante um trabalho prévio com os alunos sobre a perspectiva de cidadania digital, especialmente sobre as questões de pesquisa de informações, confiabilidade das fontes e ética em ambiente online. Além disso, ainda que aplicativos como o Padlet potencializem o trabalho colaborativo, é necessário pensar em estratégias para que as atividades possam ser desenvolvidas, de fato, com esse viés. No que concerne à atividade com o Quizizz, verificamos que os elementos de jogos podem ser recursos importantes para propiciar a motivação e o engajamento dos alunos. Acreditamos ser relevante pensar, aliado ao uso do aplicativo, em outras intervenções que permitam explorar questões de teor discursivo ou que exijam maior reflexão do aluno, sem a pressão de um tempo determinado. Sugerimos, para pesquisas futuras acerca desta temática, o trabalho com os aplicativos utilizados a partir da abordagem do Mobile Learning; com o processo de ensino-aprendizagem de espanhol em ambiente online; e com a investigação de outros aplicativos digitais que explorem o trabalho com as habilidades de produção oral.
Externo à Instituição - ELIANA SANTANA LISBOA - UFPR
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR