Banca de DEFESA: RAFAEL FIGUEIREDO DA SILVA BATISTA

DISCENTE: RAFAEL FIGUEIREDO DA SILVA BATISTA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: LUZ, CÂMERA, SOM: Uma análise da produção de vídeos musicais na música independente de São Luís – MA entre 2012 e 2018.
PALAVRAS-CHAVES: vídeo musical; produção audiovisual; música independente; materialismo cultural; empreendedorismo cultural.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo analisar a produção de vídeos musicais voltada para música independente em São Luís - MA entre os anos de 2012 e 2018. Para tanto, empreendemos o levantamento de uma videografia referente ao período para verificar o seu desenvolvimento relacionado aos avanços tecnológicos que entendemos ter democratizado o acesso aos meios de produção e de distribuição dos produtos culturais. O estudo se fundará no pensamento do materialismo cultural a partir de Williams (1960; 1979; 2001; 2011) para dar conta da produção audiovisual como produto cultural e como processo de produção deste produto, na tentativa de perceber a ocorrência dessa produção como consequência de modificações na estrutura social, cultural e econômica que tange as práticas da música independente, recorrendo à ideia de estrutura de sentimento – própria do materialismo cultural – para tentar compreender estas transformações. Recorremos a um breve histórico da produção de vídeos musicais que migraram da televisão para as plataformas virtuais, sobretudo o YouTube. Para dar conta das articulações no espaço virtual, recorremos à noção de bios midiático proposta por Sodré (2012) que também põe a questão da democratização do acesso aos bens culturais em reflexão. As transformações sociais, culturais e econômicas advêm de avanços tecnológicos e a democratização do acesso aos meios de produção e distribuição dos bens culturais, estas "novas combinações" desequilibram a lógica econômica de oferta e demanda. Assim, faz-se necessário compreender os agentes da cultura - artistas, músicos e produtores audiovisuais - como empreendedores culturais, gestores de suas próprias carreiras, percebendo a arte como negócio. A partir da discussão do materialismo cultural e do empreendedorismo cultural, intende-se embasar a análise dos dados obtidos a partir do cruzamento de registros dos festivais Guarnicê (1989-2011; 2019) e Maranhão na Tela (2017; 2018), do Prêmio Universidade (2010-2016) com pesquisa empreendida no YouTube a partir dos registros obtidos, a fim de avaliar o crescimento e relevância da produção de vídeos musicais no cenário local.
Co-orientador - 2821076 - FLAVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS
Externo ao Programa - 1765699 - MARCIO LEONARDO MONTEIRO COSTA