Banca de DEFESA: ISAAC PEREIRA VIANA

DISCENTE: ISAAC PEREIRA VIANA
DATA: 15/01/2020
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Crianças com TEA. Educação Infantil. Educação Inclusiva.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que envolve alguns déficits referentes às habilidades sociais e de comunicação, além de comportamentos repetitivos e restritivos. Partindo do Problema de Pesquisa que indagou como vinha ocorrendo o processo de inclusão de crianças com TEA, nas instituições públicas de Educação Infantil, em São Luís/MA, e da hipótese de que apesar de todo o aparato legal que assegura a inclusão escolar de todas as crianças, ainda existem barreiras, principalmente as de caráter atitudinal – que não permitem que a inclusão de crianças autistas ocorra, efetivamente, na Educação Infantil –, o objetivo geral deste estudo correspondeu a investigar o processo de inclusão de crianças com TEA, nas instituições públicas de Educação Infantil, em São Luís/MA, a partir da percepção de seus familiares e dos profissionais das referidas instituições. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa em duas instituições de Educação Infantil que possuíam crianças com TEA. Os participantes foram 20 pessoas, dentre essas, quatro familiares de crianças com TEA e 16 profissionais que trabalhavam com as referidas crianças nas instituições pesquisadas. Após o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética (CEP/CONEP/UFMA, Nº 2.891.951), os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com aplicação de dois roteiros contendo, em cada, 12 questões relacionadas às temáticas gerais acerca do que é o TEA; quais suas características; como é a relação dos pares com as crianças com TEA; como é a percepção dos pais de outras crianças para com as crianças com TEA; qual o nível de preparo dos profissionais para atuarem com crianças com TEA; como corre o processo de inclusão dessas crianças nas escolas etc. Assim, um roteiro foi destinado aos familiares e outro aos profissionais. Os resultados revelam que a maioria dos participantes possui conhecimentos adequados em relação ao TEA; apesar de a maioria das crianças com TEA estarem sendo bem tratadas e bem aceitas pelos profissionais e pelas crianças sem deficiência, nas instituições pesquisadas, ainda existem muitas barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil, dentre essas, as causadas pelos estigmas em relação ao referido transtorno do neurodesenvolvimento, bem como o medo e/ou a rejeição de pais e demais familiares do convívio de suas crianças, sem deficiência, com aquelas com TEA; a maioria dos profissionais que trabalham com crianças com TEA ainda se sentem pouco preparados; há carência de parceria entre as instituições pesquisadas e os familiares das crianças com TEA, ocasionando, com isso, mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil.
Externo à Instituição - CAMILA MUGNAI VIEIRA - FAMEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR