Banca de DEFESA: MIZRAIM NUNES MESQUITA

DISCENTE: MIZRAIM NUNES MESQUITA
DATA: 22/01/2020
LOCAL: Sala 02 do PGCult
TÍTULO: A INTEGRAÇÃO DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: investigação com alunos e professores de um curso de extensão da UFMA
PALAVRAS-CHAVES: Dispositivos móveis. Tecnologias móveis. Aprendizagem móvel. Ensino e aprendizagem de línguas. Língua estrangeira.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Tecnologias móveis, como smartphones, tablets e internet wireless, estão cada vez mais presentes nas vidas das pessoas, transformando a maneira como executam suas atividades. Capazes de auxiliar na realização das mais variadas tarefas, elas têm penetrado até mesmo em ambientes educacionais, de forma consensual ou não, trazendo consigo novas possibilidades. É nesse contexto que surge o conceito de aprendizagem móvel (também conhecida pelos termos em língua inglesa Mobile Learning ou m-Learning). No campo da aprendizagem de línguas, a ideia tem sido explorada principalmente por desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis. Já em instituições de ensino, ela tem encontrado posicionamentos diversos, ainda que apresente um potencial para ampliar os espaços e oportunidades de aprendizagem. Levando em consideração as potencialidades desse conceito e a consequente necessidade de investigações sobre sua aplicação, esta pesquisa propôs-se a investigar em que medida e de que maneira professores e alunos de um projeto de extensão de idiomas integram dispositivos móveis para o ensino e aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que buscou descrever o perfil dos participantes no que diz respeito ao uso de dispositivos móveis em suas rotinas e, especificamente, no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa e descobrir qual a percepção desses participantes quanto à integração dessas tecnologias para essa finalidade. A pesquisa foi realizada no Núcleo de Cultura Linguística da Universidade Federal do Maranhão (NCL/UFMA), um curso de extensão dessa universidade, e os participantes foram docentes e discentes de língua inglesa, vinculados à instituição. Quanto à natureza, trata-se de um estudo com características de pesquisa qualitativa e quantitativa. A pesquisa dividiu-se em: etapa de levantamento bibliográfico; coleta de dados de perfil dos participantes por meio de aplicação de questionários; realização de experiência com alunos; aplicação de questionários pós-experiência; tabulação, análise e discussão dos dados. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatística simples com o software Excel, enquanto os qualitativos serão explorados por análise de conteúdo. Almejou-se, com este estudo, contribuir para a visualização de uma realidade de uso dos dispositivos móveis para fins educacionais, levantando hipóteses sobre melhores aproveitamentos e refletindo sobre os resultados gerados com essa integração tecnológica. O arcabouço teórico foi construído contemplando conceitos sobre cibercultura, aprendizagem móvel e ensino e aprendizagem de línguas, além de estudos sobre experiências relacionadas. Nos resultados, mostrou- se o perfil de professores e alunos da instituição quanto à integração de tecnologias móveis no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa e os achados de uma experiência realizada em duas turmas de língua inglesa entre agosto e setembro de 2019. Demonstrou-se como essas tecnologias são percebidas por alunos e professores nesse contexto e como essa percepção aproxima-se ou distancia-se do disposto no referencial teórico sobre o tema. Assim, este trabalho pode contribuir diretamente para as reflexões e práticas de professores e alunos de língua inglesa e, indiretamente, para os interessados em aprendizagem móvel, ensino e aprendizagem de línguas e tecnologias digitais na educação.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA