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Banca de DEFESA: TAYNARA PEREIRA SILVEIRA

2020-01-07 15:32:21.62

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNARA PEREIRA SILVEIRA
DATA: 30/01/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 01 do PGCult
TÍTULO: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: Um estudo acerca da primeira e segunda infância no Emílio ou Da Educação do filósofo Rousseau
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Cultura. Educação. Linguagem. Natureza.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A pesquisa de natureza teórica, - aborda a gênese e estrutura da origem das línguas na primeira infância para o filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau. Desta maneira, objetiva-se analisar a interdisciplinaridade entre Filosofia e Educação a partir dos problemas levantados pela vertente da linguagem. E, por meio deste momento inicial da origem das línguas, Rousseau começa a traçar os gestos iniciais - da primeira infância no Emílio ou Da Educação, aos quais se evidenciam o aparecimento da língua natural, onde os gestos e os sentimentos traçados nas expressões da criança caracterizam a sua própria linguagem. Neste processo de desenvolvimento da criança, observam-se semelhanças com o primeiro estado de natureza rousseauniano. A educação ganha espaço em sua obra, em que o estudo da humanidade se destaca, e a análise do espírito e do corpo nos possibilita debater sobre a condição humana atual. Dessa forma, enfatizamos o Ensaio sobre a Origem das Línguas, o Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e Emílio ou Da Educação como referências para uma análise que nos permitirá averiguar as várias possibilidades de diálogo entre filosofia, linguagem e educação. Assim, observaremos que para entender o desenvolvimento dos progressos da criança, primeiramente analisaremos aquilo que Rousseau considera como linguagem. Dentre as varias questões possíveis, esta proposta de pesquisa busca investigar o desenvolvimento da criança alicerçado em uma “linguística”, em que o filósofo coloca a criança com status de ser social e demarca o aprendizado da fala como o começo da ordem social. Portanto, ao retomar o Tratado de Educação, o autor aponta as inutilidades da educação, da mesma forma que volta as suas ideias para as experiências e o exercício da liberdade como parâmetro de uma reestruturação social. Neste sentido, observaremos que esta ocasião resgata a origem primitiva, pois o canto e a dança coletivos foram os instrumentos que estabeleceram as comparações e determinaram o julgar. Em seu plano de origem, Rousseau percebeu na língua que incendeia o coração um instrumento que atende aos preceitos da educação e eleva a alma. Desta forma, a problemática do grito fundamenta o ideal de educação rousseauniano onde juntamente com a linguagem propõe-se uma nova realidade formativa que atende aos preceitos de uma formação completa. Para isso, vê-se a estrutura do desenvolvimento infantil em seu contexto e sentido. Com o desaparecimento da infância em uma sociedade corrompida, a realidade da infância era compreendida como um passo para a fase adulta em que padronizava o comportamento e homogeneizava os costumes. Portanto, o genebrino se volta aos pais e sociedade para alertá-los sobre a formação que priorizava o olhar sobre si mesmo. Portanto, os livros I e II do Emílio ou Da Educação, mostram as possibilidades de repensar a educação e a experiência da infância. Assim como, permitem analisar criticamente a atualidade em seu sentido educativo, antropológico e moral.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDWARD PEREIRA RODRIGUES JUNIOR - UEMA
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO

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