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Banca de DEFESA: KARLA SILVA ALMEIDA

2020-04-28 14:07:05.727

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SILVA ALMEIDA
DATA: 04/05/2020
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: Um estudo sobre as competências digitais e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por professores do Curso de Pedagogia da UEMA – Campus Paulo VI
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação. Competências Digitais de docentes. Ensino Superior. Curso de Pedagogia
PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Com os avanços tecnológicos, o docente tem a possibilidade de assumir novos papeis, distanciando-se da função de transferidor de informações e tornando-se um orientador do processo de aprendizagem, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meios facilitadores da prática pedagógica. Nesse contexto, é necessário que os professores desenvolvam competências para que possam realizar inovações educativas e ir ao encontro da construção do conhecimento. Dessa forma, a presente pesquisa teve o objetivo geral de verificar se os professores do Curso de Pedagogia da UEMA – Campus Paulo VI – possuem as competências digitais (e quais), assim como se utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação em aulas presenciais. Além disso, buscou analisar se os aspectos relevantes para educação no século XXI estão sendo trabalhados em sala de aula, com foco no uso das TIC, e qual a cultura educativa existente no local da pesquisa, com o apoio de meios tecnológicos. Como forma de dar embasamento à pesquisa, o referencial teórico propôs-se a desenvolver itens relacionados à cultura digital, como a nova cultura educativa, em que as tecnologias se apresentam como meios pedagógicos, demandando novas competências dos professores em sala de aula. Sendo assim, o referencial teórico é composto pelos estudos de Santaella (2003;2007;2013), Coutinho (2011), Lévy (1993;1999), Moran (2012), Demo (2009), Gomes (2013), Santos (2012), Lemos (2007), Fontana e Cordenonsi (2015), Afonso (2002), entre outros. A metodologia adotada foi a abordagem mista (quanti- qualitativa). Esta pesquisa classifica-se como exploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema. Em relação aos seus procedimentos técnicos, de acordo com Gil (2008), a pesquisa é bibliográfica, documental e apresenta um estudo de caso. A coleta desses dados foi feita por meio da aplicação de questionários mistos, compostos por questões abertas e fechadas, pessoalmente ou mediada pelo computador e/ou e-mails, no período de outubro de 2019 a janeiro de 2020. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que novas práticas precisam ser produzidas, pois os professores ainda não possuem as competências digitais necessárias e não utilizam as TIC disponíveis como meios colaborativos de aprendizagem em aulas presenciais. Contudo, de acordo com a apreciação da pesquisadora, a UEMA está atenta a essa necessidade tomando medidas para minimizar essas limitações pedagógicas e, assim, atualizar seus professores da importância de utilização das TIC como meio pedagógico e do desenvolvimento prático das competências digitais. Como contribuição, espera-se que esta pesquisa possa colaborar para a discussão de outras ideias sobre o uso das TIC no processo de aprendizagem e para o consequente desenvolvimento da competência digital pelos professores do Curso de Pedagogia e da UEMA como um todo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO
Presidente - 850.581.733-87 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES - UFMA

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