Banca de QUALIFICAÇÃO: JAILSON ANTONIO RIBEIRO VIANA

DISCENTE: JAILSON ANTONIO RIBEIRO VIANA
DATA: 02/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: USO ESTRATÉGICO DAS LOUSAS DIGITAIS: estudo sobre as possibilidades pedagógicas no Instituto Federal do Maranhão Campus São Luís – Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Lousa Digital. Tecncologia da Informação e Comunicação. Formação de Professores(as).
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Dentro do processo de transformação tecnologias digitais tem-se a lousa digital que é uma ferramenta cujo seu intuito de melhorar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem dentro da sala de aula. O trabalho possui como objetivo principal investigar potencialidades pedagógicas e o impacto das lousas digitais na sala de aula do IFMA Campus São Luís - Monte Castelo, onde visualizamos que a busca por formação e metodologias que inovam e melhorem o processo de ensino e aprendizagem dentro das salas de aula são necessárias tanto para o(a) professor(a) quanto para o(a) aluno(a). Discute-se algumas questões sobre a relação da educação e tecnologia dentro da contemporeneidade social. Outrossim discute-se algumas questões sobre a formação docente no Brasil, em linhas gerais, abordando as metodologias inovadoras que trazer as tecnologias de informação e comunicação para sala de aula. Traz a discussão sobre a lousa digital, sua trajetória, as posibilidade pedagógicas que podem ser ofertada através da LD e reune-se um estudo sobre o panorama da LD no brasil entre os anos de 2015 a 2020 na plataforma da Biblioteca Digital Basileira de Teses e Dissertações. Adotando uma abordagem qualiquantitativa, promove uma caracterização da LD dentro do campus em estudo, no intuito investigar as possibilidades que as LD podem trazer para dentro da sala de aula. Identificando ainda algumas questões relacionadas à dinâmica do processo formativo dos(as) professores(as) quanto ao uso das TIC em especifico da LD. O percurso metodológico terá como pesqusia exploratória descritiva tendo como campo de estudo o Instituto Federal do Maranhão Campus São Luis – Monte Castelo, os participantes desta pesquisa serão professores(as) do campus no total de 30% dos(as) professores(as) ativos totalizando 114 (cento e quartoze) e 2(dois) técnicos em informática e 2(dois) gestores do campus, como instrumento para coletar dados será queestionário com perguntas abertas e fechadas enviado através da plataforma Google Form apenas para professores(as) do Campus e entrevista estruturada aos técnicos e gestores.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Interno - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI