Banca de DEFESA: LARIZE KELLY GARCIA RIBEIRO SERRA

DISCENTE: LARIZE KELLY GARCIA RIBEIRO SERRA
DATA: 29/07/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INTEGRAÇÃO DE APLICATIVOS MÓVEIS NA PRÁTICA DOCENTE: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo
PALAVRAS-CHAVES: Aplicativos Móveis. Tecnologias Móveis. Aprendizagem Móvel. Integração de Tecnologias. Prática Docente.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O avanço das tecnologias móveis e internet sem fio têm mudado bastante as atividades do cotidiano da maioria das pessoas, seus comportamentos e suas formas de pensar. Uma das razões deve-se ao crescimento de aplicativos para diversos fins, que facilitam a vida dessas pessoas na execução de tarefas, que até então precisaria do deslocamento físico. Vive-se uma nova fase da cibercultura ou cultura digital, que além dos aplicativos móveis conta com as contribuições da inteligência artificial, robótica, nanotecnologia e tantas outras inovações tecnológicas. Consequentemente, assim como em outras áreas, essas transformações têm atingido a educação. Nesse contexto, surgem alguns conceitos, como aprendizagem móvel (mobile learning), App-Learning, integração x “uso” de tecnologias, na tentativa da comunidade escolar vislumbrar possíveis práticas pedagógicas que pudessem aproveitar as tecnologias móveis e aplicativos utilizados pelos alunos, em benefício da aprendizagem deles, porém, alguns profissionais ainda encontram resistência. Nesse sentido, buscou-se neste estudo investigar a possível integração de aplicativos móveis na prática docente dos professores da referida escola. Somado a este, os seguintes objetivos específicos: a) identificar o quantitativo de professores do IFMA, Campus São Luís-Monte Castelo, que afirmam integrar aplicativos móveis em suas práticas docentes e quais os aplicativos mais utilizados; b) identificar o perfil dos professores que dizem e que não dizem integrar esses aplicativos; c) verificar os motivos que levam os professores a integrarem e não integrarem aplicativos móveis em suas práticas docentes; d) verificar quais os critérios que os professores utilizam para selecionar os aplicativos e como realizam seus planejamentos e suas metodologias de ensino; e) averiguar as vantagens e dificuldades encontradas pelos professores no processo de integração dessas ferramentas; f) observar como as tecnologias móveis e aplicativos estão sendo abordados nos Planos de disciplina dos professores, Planos de Curso e Projeto Pedagógico Institucional, e comparar esses resultados com os dados do questionário. No tocante aos aspectos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, de natureza exploratória e descritiva, cujos participantes foram 124 professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís-Monte Castelo, instituição de ensino Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, localizada no município de São Luís – MA. Os procedimentos de coleta de dados envolveu uma única fase, onde paralelamente ocorreram: aplicação de questionário com questões abertas e fechadas; levantamento de documentos (Planos de disciplina dos professores, Planos de Curso e Projeto Pedagógico Institucional) e observação sistemática não-participante sobre a infraestrutura da escola. Já os procedimentos de análise dos dados procederam conforme as seguintes etapas: os dados obtidos através das questões fechadas dos questionários foram tratados através de estatística descritiva, por meio do software Excel e os dados referentes às questões abertas dos questionários e dos planos de disciplina foram tratados utilizando-se a análise dos conteúdos. Já a análise do Projeto Pedagógico Institucional e da observação utilizou-se somente uma abordagem interpretativa, com base em critérios definidos. A coleta e análise dos dados seguiu os princípios da Estratégia de Triangulação Concomitante. Para fundamentação, abordou-se teóricos como: Moura (2009, 2010, 2014, 2016, 2017); Rao (2013), Carvalho (2015); Moran (2016), Masetto (2017), Bottentuit Júnior (2017, 2018) Bacich e Moran (2018); Pimentel (2017, 2020); Alves (2020), dentre outros. Os resultados mostraram que a maior parte dos participantes não se enquadram no perfil de quem “usa” tecnologias e nem de quem integra, por disporem de características de ambos os termos. Encontram-se, portanto, situados no caminho entre um e outro. O alcance à integração vai depender do equilíbrio entre visão da escola, competências dos professores, conteúdos/aplicações e infraestrutura. Refutou-se assim, a hipótese de que há um percentual menor que 50% dos professores participantes desta pesquisa que integram aplicativos móveis em sala de aula, e que realizam um planejamento prévio da integração dessas ferramentas, trabalhando metodologias ativas, com critérios de seleção desses aplicativos coerentes com os objetivos das aulas.
Externo à Instituição - FERNANDO SILVIO CAVALCANTE PIMENTEL - UFAL
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR