Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH RAQUEL FROES DA SILVA

DISCENTE: SARAH RAQUEL FROES DA SILVA
DATA: 18/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS e Tecnologias Digitais na Educação: uma proposta de manual didático para a CLASSE HOSPITALAR do Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra
PALAVRAS-CHAVES: Classe Hospitalar; Metodologias ativas; Dispositivos móveis; Mobilelearning.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: De acordo com o processo de desenvolvimento tecnológico que perpassam pelas interações sociais, as tecnologias digitais se integram nos modos de entretenimento, comunicação entre pessoas que estão perto e o compartilhamento de informações triviais ou completamente são indispensáveis. Como um companheiro fiel para todas as horas, as tecnologias digitais tais como celulares e tablets ampliam as perspectivas e possibilitam que quem o usa, esteja em vários lugares ao mesmo tempo e tenha ciência do que acontece além dos muros de sua casa e auxilie estudantes em sala de aula. Contudo, existem espaços escolares nos quais as tecnologias digitais podem atuar a partir do mesmo propósito do seu uso, auxiliar seus usuários e potencializar funções, um deles é a Classe Hospitalar na qual têm como finalidade prover espaço escolar para estudantes afastados de suas escolas, em decorrência de tratamentos hospitalares. Na finalidade de fortalecer estes processos educacionais realizados na Classe Hospitalar “ABC Nefro”, a presente pesquisa propõe-se a desenvolver um e-book, no qual contenha manuais e materiais didáticos de como incluir tais tecnologias digitais e metodologias ativas nas práticas educacionais da pedagogia hospitalar, fundamentada na práxis dos professores do “ABC Nefro” e pesquisadores, tais como: Moran (2018); Traxler (2007); Ferreira e Tomé (2010); Matos e Mugiatti (2009); Berbel (2011); Fontes (2005); Ceccim (1999); Moura (2010); Bottentuit Júnior (2012); Sharples etal. (2009); Santaella (2013) e entre outros. A pesquisa terá em como base para sua construção, a metodologia do desenvolvimento e natureza de sua abordagem será qualitativa, no intuito de unificar os conhecimentos desenvolvidos em anos de prática pelas docentes e pesquisas contidas nas aplicações metodologias ativas e tecnologias digitais no manual proposto ao HUUFMA.
Presidente - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - LUANA PRISCILA WUNSCH - UNIPORTO