Banca de QUALIFICAÇÃO: DIONISIA FERNANDA PAIXAO SANTOS

DISCENTE: DIONISIA FERNANDA PAIXAO SANTOS
DATA: 19/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DOCENTE: um estudo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Educação a Distância; Tecnologias de Informação e Comunicação; Formação de professores; Ciências Biológicas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O presente estudo tem por objetivo investigar como ocorre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto de formação docente no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da Universidade Federal do Maranhão, discutindo a formação de professores a distância e a integração das TIC no processo educacional. Para a consecução deste estudo, será adotada uma abordagem qualitativa, sob o viés de um estudo de caso, complementado com uma pesquisa documental. E como instrumentos de coleta de dados serão realizadas entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso e professores, assim como, a análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Utilizaremos como referencial metodológico para as análises das entrevistas e do PPC, a análise de conteúdo proposta por Bardin. Isto posto, espera-se que o presente estudo possa promover discussões sobre a EaD e o uso das TIC na formação docente a distância, e que os resultados possam colaborar para a ressignificação das ações que circundam o uso das TIC na formação e na prática docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância da UFMA.
Externo à Instituição - JACKSON RONIE SA DA SILVA - UEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR