Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA MOUZZANA CUTRIM COSTA

DISCENTE: ROBERTA MOUZZANA CUTRIM COSTA
DATA: 26/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: IMAGEM INSTITUCIONAL DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO: como você vê o IFMA?
PALAVRAS-CHAVES: Imagem institucional, Comunicação organizacional, Capital social, IFMA
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Analisar a percepção da imagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA pelo público estudantil. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia contempla a pesquisa bibliográfica e exploratória; e, sobretudo, o olhar para o método de configuração de imagem segundo a perspectiva de Schuler e Toni (2015). A pesquisa visa entender como o público estudantil se sente na condição de pertencente ao IFMA, numa afirmação cotidiana dessa presença que vai construir a imagem institucional. Para subsidiar a investigação, tem-se um aporte teórico acerca de comunicação organizacional, imagem institucional e os registros documentais e histórico-acadêmicos do IFMA: Plano de Desenvolvimento Institucional e o Planejamento Estratégico. Aciona-se, de modo subsidiário e complementar, o conceito de capital social (RECUERO, 2011). Os agenciamentos teórico- metodológicos levam a compreender a dinâmica que o processo de percepção da imagem exige, levando-se em conta que os enquadramentos são temporários, exigindo-se da gestão de comunicação cuidado observacional para as mudanças de cenário da avaliação sobre o instituto, advindas do corpo discente.
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - LUDIMILA SANTOS MATOS - UFRGS