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Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA CRISTINA BASTOS SANTOS

2020-08-15 00:17:00.04

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMARA CRISTINA BASTOS SANTOS
DATA: 20/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A primeira impressão é a que fica: processo de criação das capas de O Imparcial e de O Estado do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Visualidade gráfica, Processo de criação, O Imparcial, O Estado do Maranhão.
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O desafio de tornar legíveis imagens em veículos de comunicação impressos e digitais. Esse é um problema cuja importância se tornar estratégica nas duas últimas décadas. O legado dos estudos sobre visualidade gráfica das primeiras páginas de jornais, durante o século XX e XXI, é um norte para as pesquisas atuais, mas as multidimensões de configuração visual do universo da digitalização acrescentam novas variáveis para algo já com perspectiva desafiante desde as primeiras experimentações. O que se apresentava mais circunscrito ao âmbito da chamada grande imprensa, terminologia que abrange veículos cujas sedes são cidades populosas e, quase sempre, têm distribuição nacional no âmbito impresso, chegou ao cotidiano em órgãos de imprensa de cidades médias, metrópoles regionais, com interfaces, também atualidade, das plataformas digitais. É o caso de São Luís, onde O Imparcial e O Estado do Maranhão são veículos que vêm, com certa frequência, utilizando-se da opção pelas capas-pôster, ou capas-cartazes, para a visualização das primeiras páginas. A esse corpus de estudo, somou-se o contexto advindo em razão da pandemia da COVID-19, durante o ano de 2020, e apresentou-se um cenário que oferece um estoque de capas para o qual esta investigação recorreu, usando-se as referências teóricas acerca da tradução de temáticas para o campo visual, conjuntamente com as gramaticalidades disponíveis sobre uma possível sintaxe da linguagem visual e os pressupostos que balizam os estudos que têm como pontos de vista documentos do processo de criação artística. Acionou-se, também, uma perspectiva interdisciplinar no sentido de demonstrar a trajetória da visualidade em conteúdos para além do jornalismo, cuja lateralidade é importante frisar, sendo um exemplo emblemático o caso da poesia e da arte concreta. O escrutínio do corpus leva a um desenho de caminhos da visualidade de jornais maranhenses, porém reforça a ideia de uma trajetória processual que se reserva a não se ater a configurações definitivas, sinalizando-se para o contínuo inacabamento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1827171 - FERNANDA AREIAS DE OLIVEIRA
Presidente - 407512 - JOSE RIBAMAR FERREIRA JUNIOR
Externo à Instituição - MAGNOLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS - UFAL

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