Banca de QUALIFICAÇÃO: VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL

DISCENTE: VERISSA EINSTEIN SOARES DO AMARAL
DATA: 27/08/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ESTUDANTES INDÍGENAS TENETEHARA / GUAJAJARA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: análise sobre o acesso e permanência
PALAVRAS-CHAVES: Cotas para indígenas. Ensino superior. Universidade Federal do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho prossegue com á pesquisa iniciada no trabalho de conclusão do curso de Ciências Sociais, no qual busquei apreender um segmento específico de políticas de ações afirmativas. Objetiva-se nesta pesquisa realizar um levantamento de categorias teóricas para analisar os sistemas de cotas, investigando o acesso, ingresso e permanência dos estudantes indígenas Tenetehara / Guajajara na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Trata-se de um tema multidisciplinar, que envolve etnologia indígena, educação, cultura, arte, direito, política, história e vários outros campos do conhecimento. Como metodologia, busquei fazer um acompanhamento dos estudantes que ingressaram por meio das cotas destinadas para indígenas, por meio de observação participante, análise bibliográfica, entrevistas com técnicas de análise da história de vida, que possibilita conhecer e identificar as experiências de vida dos interlocutores, os valores culturais, suas cosmologias, manifestações artísticas, educação e outros elementos que influenciam diretamente nas manifestações do campo da educação formal. As principais fontes de análise foram documentos legais relativos ao acesso ao ensino superior no Brasil e na UFMA e documentos relativos a atuação da Comissão de Verificação da Autodeclaração Indígena. Por fim, consegui indentificar os princípios que norteiam a formulação das políticas compensatórias para indígenas e caracterizar as estratégias de construção e implementação dessas políticas na UFMA, demonstrando a efetividade da atuação das Comissões de Verificação e um pouco da convivência cotidiana dos estudantes indígenas na UFMA.
Co-orientador - 1828136 - ANA CAROLINE AMORIM OLIVEIRA
Interno - 1357614 - CONCEICAO DE MARIA BELFORT DE CARVALHO