Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARY PINHEIRO COELHO

DISCENTE: SAMARY PINHEIRO COELHO
DATA: 03/09/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo acerca das percepções dos gestores dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Formação de Professores.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A atual conjuntura da sociedade em termos de aprendizagem tem exigido das Instituições de Ensino Superior (IES) uma grande responsabilidade. de modo que sejam espaços de rupturas, transformações e construções de uma sociedade democrática com indivíduos capacitados e habilitados em todos os aspectos humanos. Na perspectiva de mudança, o professor desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do público para o qual está focado o seu trabalho e, consequentemente, para a sociedade. Diante disso, as ações educativas precisam ser redimensionadas para formar e capacitar os futuros professores que possam compreender a realidade dos alunos promovendo entre estes uma participação nas relações sociais, políticas e culturais cada vez mais amplas e diversificadas. Esta pesquisa objetiva investigar nos currículos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus de São Luís, a abordagem e incorporação de temas relacionados à educação patrimonial e sua contribuição para a promoção da valorização, identificação e preservação do patrimônio cultural. Metodologicamente, esta pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, destinada a analisar a pertinência do desenvolvimento da educação patrimonial nos cursos de Licenciatura, bem como perspectivas para a formação inicial do professor com abordagens patrimoniais. Parte-se da pesquisa bibliográfica e documental, para discutir o entrelaçamento de patrimônio cultural, políticas públicas e formação de professores. Os participantes desta pesquisa desta pesquisa serão os gestores dos Cursos de Licenciatura da UEMA, Campus São Luís. Para tanto, utilizaremos como instrumento de investigação, questionários semiestruturados via Google Forms.
Interno - 2296805 - ARKLEY MARQUES BANDEIRA
Externo à Instituição - ELEN DE FÁTIMA LAGO BARROS COSTA - IFMA