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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA DA SILVA

2020-08-30 15:17:14.23

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA DA SILVA
DATA: 03/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DO DECLÍNIO DA CULTURA À EDUCAÇÃO NEGATIVA EM ROUSSEAU: do Primeiro Discurso ao Emílio
PALAVRAS-CHAVES: Rousseau. Iluminismo. Educação Natural. Progresso do Conhecimento. Homem e Cultura.
PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: O filósofo Jean-Jacques Rousseau, amado e odiado por seus contemporâneos, um ilustre homem das letras de um pensamento aguçado, defensor e crítico da sociedade do Século das luzes que via no uso excessivo da razão a decadência dos costumes e da moral. Rousseau contesta a estrutura política, religiosa, pedagógica de seu século afirmando que o progresso das ciências e das artes trás mais malefícios do que benefícios. O autor não era contra o progresso do conhecimento, mas da aplicação deste em nome da razão. Assim no ensaio do Discurso sobre as ciências e as artes (Primeiro Discurso) de 1749, apresentando na Academia de Dijon em resposta a questão abordada sobre o tema “Se o restabelecimento das Ciências e das Artes contribuiu no aprimoramento dos costumes”? Rousseau sai em protesto dando uma resposta negativa. No refinamento do gosto, o luxo se apresenta abrindo espaços para as desigualdades e o afastamento do homem de seu estado natural, assuntos tratados no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens que será usado para composição desta pesquisa, cujo tema é: Do declínio da cultura à educação negativa em Rousseau: do Primeiro Discurso ao Emílio, que se desenvolverá em torno da educação em vista de um novo olhar que o autor tem sobre a humanidade. A escolha do Primeiro Discurso como fundamento da pesquisa deve-se ao fato de se acreditar que esta obra, que causou uma grande reviravolta na vida de Rousseau, como ele atesta nas Confissões, é também a porta de entrada para o desenvolvimento de seu pensamento. Desse modo, a elaboração desta análise acerca das críticas rousseauniana atribuídas às ciências e as artes, a civilização e a razão, adota-se a leitura bibliográfica, hermenêutica filosófica de suas obras assim, como também de seus comentadores. Finaliza-se com seu projeto educacional apresentado no Emílio ou da Educação destacando a educação dos três mestres. Rousseau observava a educação negativa como possibilidade de um possível melhoramento do homem, de uma sociedade justa com hábitos éticos e marais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DELMO MATTOS DA SILVA - UNICEUMA
Presidente - 1529323 - LUCIANO DA SILVA FACANHA
Interno - 1086593 - ZILMARA DE JESUS VIANA DE CARVALHO

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