Banca de DEFESA: LETICIA HELENA DO VALE FAÇANHA

DISCENTE: LETICIA HELENA DO VALE FAÇANHA
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO DE DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS DOM DELGADO
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do espectro autista. Educação superior. Educação inclusiva.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é enquadrado nas alterações do neurodesenvolvimento, que se apresenta em um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal, com déficits referentes às habilidades sociais e de comunicação, além de padrões repetitivos e restritivos de comportamento. Partindo do Problema de Pesquisa que indagou como vinha ocorrendo a inclusão de discentes com o transtorno do espectro autista na Universidade Federal do Maranhão/Campus Dom Delgado, e da hipótese de que embora os direitos educacionais, sociais e profissionais dos referidos alunos sejam assegurados pelo ordenamento jurídico brasileiro, verifica-se no cenário dessa instituição de ensino superior que ainda há o desconhecimento das peculiaridades e necessidades educacionais diferenciadas, delas. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo correspondeu a conhecer e descrever, por meio da percepção dos participantes, como vem ocorrendo a inclusão de discentes com o TEA na Universidade Federal do Maranhão/Campus Dom Delgado. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, na Universidade Federal do Maranhão. Os participantes foram 09 pessoas, dentre essas, 03 discentes com TEA, 04 docentes que ministram aulas a discentes com TEA, além de 02 profissionais da Diretoria de Acessibilidade (DACES) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após o Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMA (CEP/CONEP/UFMA no 2.984.875), os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com aplicação de três roteiros contendo, em dois deles, 13 questões, e em outro, 10 questões, relacionadas às temáticas gerais acerca do que é o TEA; qual o conhecimento sobre a Lei 12.764/2012 - Berenice Piana; qual percepção sobre a inclusão de pessoas com TEA na UFMA; qual percepção sobre a qualificação dos professores para trabalhar o processo ensino-aprendizagem de alunos com TEA, etc. Dessa forma, um roteiro foi destinado aos discentes com TEA, outro aos docentes de alunos com TEA, e outro aos profissionais da DACES. Os resultados revelam que embora o acesso de discentes com o TEA na UFMA esteja garantido, ainda se observa falta de capacitação dos profissionais envolvidos com o processo ensino-aprendizagem e carência de atendimento educacional especializado aos referidos discentes, o que gera a incompreensão de suas reais necessidades educacionais específicas, dificultando, sobremaneira, a permanência com êxito na aprendizagem e conclusão da Graduação, assim como a Educação Inclusiva, no contexto da Educação Superior.
Externo à Instituição - CAMILA MUGNAI VIEIRA - FAMEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR