Banca de DEFESA: LETICIA HELENA DO VALE FAÇANHA
2020-09-08 15:01:58.119
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA HELENA DO VALE FAÇANHA
DATA: 30/09/2020
HORA: 17:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: INCLUSÃO DE DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CAMPUS DOM DELGADO
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno do espectro autista. Educação superior. Educação inclusiva.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é enquadrado nas alterações
do neurodesenvolvimento, que se apresenta em um desenvolvimento
comprometido ou acentuadamente anormal, com déficits referentes às
habilidades sociais e de comunicação, além de padrões repetitivos e restritivos de
comportamento. Partindo do Problema de Pesquisa que indagou como vinha
ocorrendo a inclusão de discentes com o transtorno do espectro autista na
Universidade Federal do Maranhão/Campus Dom Delgado, e da hipótese de que
embora os direitos educacionais, sociais e profissionais dos referidos alunos
sejam assegurados pelo ordenamento jurídico brasileiro, verifica-se no cenário
dessa instituição de ensino superior que ainda há o desconhecimento das
peculiaridades e necessidades educacionais diferenciadas, delas. Dessa forma, o
objetivo geral deste estudo correspondeu a conhecer e descrever, por meio da
percepção dos participantes, como vem ocorrendo a inclusão de discentes com o
TEA na Universidade Federal do Maranhão/Campus Dom Delgado. Nesse
sentido, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com
abordagem qualitativa, na Universidade Federal do Maranhão. Os participantes
foram 09 pessoas, dentre essas, 03 discentes com TEA, 04 docentes que
ministram aulas a discentes com TEA, além de 02 profissionais da Diretoria de
Acessibilidade (DACES) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após o
Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa da UFMA
(CEP/CONEP/UFMA no 2.984.875), os dados foram coletados por meio de
entrevistas semiestruturadas, com aplicação de três roteiros contendo, em dois
deles, 13 questões, e em outro, 10 questões, relacionadas às temáticas gerais
acerca do que é o TEA; qual o conhecimento sobre a Lei 12.764/2012 - Berenice
Piana; qual percepção sobre a inclusão de pessoas com TEA na UFMA; qual
percepção sobre a qualificação dos professores para trabalhar o processo
ensino-aprendizagem de alunos com TEA, etc. Dessa forma, um roteiro foi
destinado aos discentes com TEA, outro aos docentes de alunos com TEA, e
outro aos profissionais da DACES. Os resultados revelam que embora o acesso
de discentes com o TEA na UFMA esteja garantido, ainda se observa falta de
capacitação dos profissionais envolvidos com o processo ensino-aprendizagem e
carência de atendimento educacional especializado aos referidos discentes, o
que gera a incompreensão de suas reais necessidades educacionais específicas,
dificultando, sobremaneira, a permanência com êxito na aprendizagem e
conclusão da Graduação, assim como a Educação Inclusiva, no contexto da
Educação Superior.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAMILA MUGNAI VIEIRA - FAMEMA
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Presidente - 2560799 - THELMA HELENA COSTA CHAHINI