Banca de DEFESA: LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO

DISCENTE: LARISSA VERONICA MOREIRA RIBEIRO
DATA: 27/01/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E DIGITAIS NO ATENDIMENTO DE USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMA: o direito à acessibilidade
PALAVRAS-CHAVES: Biblioteca universitária; deficiência visual; tecnologias assistivas; tecnologias digitais; acessibilidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A sociedade contemporânea requer que as bibliotecas se adaptem para acompanhar os avanços tecnológicos e, desse modo, suprir as necessidades de informação de seus usuários. Com isso, busca meios de promover efetivamente a inclusão e, assim, tornar a biblioteca um ambiente acessível a todos. Nesse contexto, diversas modificações ocorreram no processo de registro e transmissão da informação, e, por essa razão, é praticamente inexplicável que usuários com deficiência sensorial continuem à margem do processo de busca por informação e conhecimento. Nesse contexto, foi desenvolvida, na Biblioteca Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus São Luís, uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, cujo objetivo geral foi analisar se a Biblioteca Central se encontra preparada com recursos humanos, tecnologias assistivas e digitais que viabilizem o acesso à informação aos discentes/usuários com deficiência visual. Os participantes da pesquisa foram 20 discentes com deficiência visual matriculados nos cursos de graduação da UFMA/Campus São Luís. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os achados da pesquisa revelam que a maioria dos discentes cegos ou com baixa-visão frequentam a biblioteca raramente, pois alegam que esta não dispõe de acessibilidade adequada às pessoas com deficiência visual, no caso específico, devido sinalização ausente e/ou ineficiente; iluminação inadequada; carência de equipamentos com acessibilidade e/ou ausência de acervo acessível. Ademais, tornou-se possível verificar que a maioria dos participantes da pesquisa afirmou utilizar tecnologias assistivas e digitais em suas atividades cotidianas e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas dentre essas os Leitores de Tela como o Dosvox, NonVisual Desktop Access (NVDA) e Jaws. No que tange aos aplicativos o Talkback e a Lupa manual ou eletrônica foram os mais citados. A maioria dos discentes demonstrou conhecimento acerca das tecnologias assistivas e digitais destinadas ao público com deficiência visual e pontuaram necessidade de melhorias no âmbito da Biblioteca Central assim como, capacitação contínua dos profissionais de referência. Diante dos fatos, espera-se dar visibilidade aos usuários com deficiência sensorial da Biblioteca Central da UFMA, de modo a possibilitar projetos e programas voltados à acessibilidade aos meios de informação disponibilizados pela Biblioteca, assim como ampliação de projetos de acessibilidade às demais unidades da Diretoria Integrada de Bibliotecas, buscando trabalhar o devido acolhimento e inclusão, almejando melhorias para que usuários com deficiência sensorial tenham o devido apoio no desenvolvimento de pesquisas, no que concerne ao processo de comunicação e suporte informacional sob utilização de tecnologias assistivas e digitais específicas para esse público, enfatizando o direito a educação e acessibilidade, comum a todos os cidadãos, sem distinções e limitações.
Interno - 2623137 - JOAO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR
Externo à Instituição - MARIA DA PIEDADE RESENDE DA COSTA - UFSCAR