Banca de DEFESA: ANDREY SALES LOPES

DISCENTE: ANDREY SALES LOPES
DATA: 21/11/2017
LOCAL: Sala de videoconferencia do NTI
TÍTULO: AS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: UM ESTUDO COM ÊNFASE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade. Universidades Federais. Compras Sustentáveis. Plano de Logística Sustentável. Universidade Federal do Maranhão.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Engenharia/Tecnologia/Gestão
RESUMO: A Sustentabilidade envolve os aspectos sociais, econômicos e ambientais e está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, considerando que é necessário racionalizar e otimizar o uso dos recursos em geral. A Administração Pública, sejam nas esferas federal, estadual ou municipal, tem o dever de promover o desenvolvimento sustentável no país, a partir de políticas públicas e instrumentos de gestão, como o programa de contratações públicas sustentáveis, instituído pelo poder executivo federal, que visa a inserção socioambiental nas licitações. Neste trabalho discorreu-se as licitações sustentáveis, delimitando-se as compras, abordando seus conceitos e características, fundamentando-as pela legislação e normas existentes que as preconizam. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi elucidar o cenário em que se encontram as compras sustentáveis no universo das Universidades Federais brasileiras. Fez-se um levantamento quanto a existência dos planos de logística sustentável para viabilizar uma análise específica quanto ao conteúdo do eixo de compras sustentáveis, assim como, verificou-se a abordagem do tema em seus planos de desenvolvimento institucional. Com isso, por meio de ponderações dos dados coletados, foi possível parametrizar para cada Universidade Federal, indicadores para os dois tipos de documentos, produzindo um índice generalista sobre a divulgação institucional, denominado índice de divulgação da sustentabilidade nas compras. Em seguida, realizou-se um estudo dos processos de compras sustentáveis em todos os órgãos federais do poder executivo nos cinco anos anteriores ao deste trabalho, para a posterior análise da realização das mesmas nas Universidades Federais, particularizando-as em âmbito estadual para a Universidade Federal do Maranhão. Constatou-se que as universidades federais são responsáveis por uma considerável parcela das compras sustentáveis em relação a todos os órgãos federais, porém o quantitativo é irrisório perante ao total de compras em geral. Também se verificou que a maioria das Universidades Federais apresentam níveis baixos de divulgação e de execução das compras sustentáveis e que existe uma fraca correlação entre os índices estipulados e os valores das compras efetivamente realizadas nestas, evidenciando que as adoções de práticas sustentáveis nas compras ainda estão em processo de concepção na realidade destas instituições.
Interno - 1505089 - ADEILTON PEREIRA MACIEL
Co-orientador - 1769454 - DARLIANE RIBEIRO CUNHA