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Banca de DEFESA: ENNIOGLEISER PEREIRA DE CARVALHO

2018-12-03 08:50:08.767

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENNIOGLEISER PEREIRA DE CARVALHO
DATA: 06/12/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do PPGEA do Centro de Cências Exatas e Tecnologia ( Sala 102, bloco 2)
TÍTULO: ESTUDO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM MODAL FERROVIÁRIO POR ANÁLISE TRADE-OFF UTILIZANDO CONCEITO DE CUSTO TOTAL
PALAVRAS-CHAVES: Modal Ferroviário, Trade-off Logístico, Eficiência Energética, Custo Total.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A indústria de mineração possui significativa atuação do modal ferroviário no processo logístico devido este ser o melhor modal terrestre para balancear a relação entre transporte de cargas pesadas e custos operacionais. Os custos operacionais mais representativos estão relacionados ao consumo de combustível. Com base na literatura foi observado que estudos relacionados à eficiência energética do modal ferroviário são muito menos frequentes do que no modal rodoviário. Então, este trabalho realizou um estudo de caso na Estrada de Ferro Carajás, ferrovia com maior densidade de carga do Brasil, dividido em 3 etapas: Avaliação de custos, avaliação de capacidade e análise de trade-off. Na avaliação de custos de transporte da EFC foi identificado que a parcela de combustíveis corresponde a aproximadamente 50%. Para análise da eficiência energética foram utilizados conceitos de análise PDCA e identificado que as configurações dos modelos de tração influenciavam significativamente os resultados, sendo a configuração com 4 locomotivas de corrente contínua a que apresenta a melhor eficiência energética (1,408.10-3l.t-1.km-1). Foi identificado o modelo ótimo de tração, para melhor eficiência energética, proporcionando redução de consumo de aproximadamente 216 litros de combustível por viagem. Avaliando a composição de custos com bases em relatórios apresentados à ANTT foi possível estimar os custos anuais médios por ativo, sendo R$ 940 mil.ano-1 por locomotiva AC, R$ 640 Mil ano-1 para locomotiva DC e R$ 9,7 mil.ano-1 por vagão, assim como os custos fixo de operação por trem da ordem de R$ 1 milhão.ano-1). Na análise de capacidade os tempos de viagem das três configurações de tração usuais foram estudados. Foi identificado que os dados apresentaram elevada variabilidade (18%) impossibilitando uma análise comparativa efetiva entre cenários, uma vez que o trem de menor potência apresentou menor tempo de viagem, o que não era esperado segundo análise teórica. Combinando modelos teóricos de dimensionamento de capacidade ferroviária foi possível avaliar a relação entre tempo de viagem com quantidade de ativos necessários, de modo que 1 hora de ciclo corresponde a aproximadamente 0,77 trens equivalentes (3 ou 4 locomotivas e 330 vagões). Na análise de trade-off foi observado que 45% das iniciativas possuíam relação entre eficiência energética e capacidade de transporte. Utilizando a metodologia de análise financeira VPL (valor presente líquido) aplicada ao conceito de custo total, proveniente da logística integrada, foi avaliada a viabilidade financeira de alguns cenários envolvendo avaliação de eficiência energética e ciclo de viagem. Foi estimado VPL negativo de R$ 141 milhões.ano-1 equivalente à análise de sensibilidade referente ao aumento de 1h no ciclo de viagem. Quanto à otimização de modelos de tração foi estimado VPL potencialmente positivo de R$ 54 milhões.ano-1 minimizando a zero a possibilidade de trações AC. A aplicação de análise de trade-off de custos logísticos se mostraram fundamentais para auxiliar a tomada de decisão e garantir maior competitividade do modal ferroviário.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2765680 - FRANCISCO SAVIO MENDES SINFRONIO
Externo à Instituição - JULIO CESAR DE OLIVEIRA FREITAS - UFRN
Interno - 2145844 - SHIGEAKI LEITE DE LIMA

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