Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: DARLAN RODRIGO SBRANA

2017-10-18 10:04:40.294

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARLAN RODRIGO SBRANA
DATA: 20/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGHIS
TÍTULO: A GALHA DA FIGUEIRA BRANCA E O CARVALHO: alvorecer do Maranhão colonial a partir das representações a respeito dos chefes tupinambá (1603-1619).
PALAVRAS-CHAVES: Chefes Tupinambás; História do Maranhão; Imaginário Social; Práticas e Representações; Sociedade Colonial.
PÁGINAS: 309
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente estudo, resultado de um debate interdisciplinar com pesquisadores do campo da Arqueologia, da Antropologia, da Sociologia, da Filosofia Política e da História, analisa as relações estabelecidas entre tupinambás e europeus no início do período que se convencionou chamar de história do Maranhão colonial. Para tanto, tomamos como ponto de partida a forma como agentes da Conquista representaram os chefes tupinambás. O primeiro objetivo foi caracterizar os chefes a partir de evidências encontradas em relatos, crônicas e documentos avulsos dos primeiros anos do século XVII. O segundo foi perceber e demonstrar as práticas e o imaginário social que serviam de manutenção e reprodução da condição de chefe. O terceiro foi evidenciar as contradições engendradas naquelas mesmas práticas e imaginário após o estabelecimento do contato entre tupinambás e europeus. Partindo da nossa conceituação de espaço intermediário, buscamos evidenciar que representações do imaginário tupinambá, apesar do choque que significou o contato de duas sociedades que se formaram apartadas, podem ter permanecido sintetizadas nas rupturas a partir da conexão de elementos semelhantes ao imaginário cristão que então se constituía.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1434296 - ALIRIO CARVALHO CARDOSO
Externo à Instituição - HELIDACY MARIA MUNIZ CORREA - UEMA
Interno - 1818212 - POLLYANNA GOUVEIA MENDONCA MUNIZ
Externo à Instituição - SORAIA SALES DORNELLES - null

fim do conteúdo