Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA DE LIMA SILVA

DISCENTE: ANDREIA DE LIMA SILVA
DATA: 13/12/2017
LOCAL: Sala de Aula do PPGHIS
TÍTULO: “CINEMA, IMAGINÁRIO E IDENTIDADE: análise das representações do Maranhão no filme Muleque té doido! (2014)”
PALAVRAS-CHAVES: Cinema; Imaginário; Identidade; Representação; Maranhão.
ÁREA: História
RESUMO: Esta pesquisa propõe a identificação e a análise das representações do Estado do Maranhão presentes no longa-metragem de ficção maranhense Muleque té doido! (2014). O filme foi sucesso de público e superou a bilheteria de grandes produções americanas que também estavam em cartaz na época de seu lançamento. A partir da exposição dos pontos mais relevantes da história do cinema maranhense, com ênfase no cenário atual de produção de longas metragens de ficção, vamos analisar as escolhas técnicas e estéticas do longa maranhense com ênfase nas representações do Maranhão presentes naquele filme. A proposta é tomar essas representações como formas que remetem ao imaginário e à identidade do povo maranhense. O período histórico trabalhado neste estudo compreende o início das produções de longa-metragem de ficção, a partir dos anos 2000, até os dias atuais.
Presidente - 1229286 - JOAO BATISTA BITENCOURT
Externo à Instituição - MARCUS RAMUSYO DE ALMEIDA BRASIL - IFMA