Banca de QUALIFICAÇÃO: WASHINGTON CARLOS DA SILVA MENDES

DISCENTE: WASHINGTON CARLOS DA SILVA MENDES
DATA: 25/04/2018
LOCAL: Sala de Aula do PPGHIS
TÍTULO: ENTRE AFRICANISMOS E EUROPEÍSMOS: os embates no ensino de história em Cabo Verde.
PALAVRAS-CHAVES: Cabo Verde; Pós-independência; Ensino de História
ÁREA: História
RESUMO: Cabo Verde é um país que por mais de cinco séculos esteve sob a tutela portuguesa. Esse longo processo de povoamento, colonização e exploração do seu território o fez adquirir certas singularidades, se comparado aos demais países africanos que passaram pelo processo de colonização, entre elas o caráter mestiço da sua população. Nesta pesquisa, objetivamos analisar uma das problemáticas que ao longo desse processo Cabo Verde herdou: O identitário. Após a independência de Cabo Verde (1975), os sujeitos envolvidos em pensar a construção do Estado-nação se defrontaram com duas opções, em especial, uma que valorizava os contributos europeus na formação do cabo-verdiano e outra que valorizava a contribuição africana. Nessa pesquisa buscamos compreender de que forma esses embates identitários se apresentaram no Ensino de História em Cabo Verde no pós-independência, no intuito de compreender qual das identidades vem sendo valorizada por essa disciplina e como isso tem contribuído para a formação identitária dos alunos da Educação Básica. Utilizaremos como fonte nessa pesquisa os manuais escolares, pois acreditamos serem uma rica fonte de análise para os historiadores.
Interno - 1178205 - ISABEL IBARRA CABRERA
Presidente - 271716 - JOSENILDO DE JESUS PEREIRA