Banca de DEFESA: RAYLLA DIAS MIRANDA

DISCENTE: RAYLLA DIAS MIRANDA
DATA: 21/09/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGCULT/CCH
TÍTULO: O DISCURSO DA DOPS SOBRE OS ESTUDANTES MARANHENSES DURANTE OS PRIMEIROS SINAIS DE "ABERTURA POLÍTICA"(1976-1985).
PALAVRAS-CHAVES: DOPS, “Falas”, Estudantes Maranhenses, Abertura Política.
ÁREA: História
RESUMO: O propósito desta pesquisa consiste em analisar as “falas” da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) acerca dos estudantes maranhenses durante os primeiros sinais de abertura política (1976-1985), procurando entender os documentos que foram redigidos por órgãos do Estado durante um momento de grande conflito político. Considerar o contexto em que esses documentos foram gerados nos proporciona discussões diversas sobre a construção de uma história do lado repressor. Este trabalho foca também no contexto nacional do Movimento Estudantil, tendo como sua maior expressividade a União Nacional dos Estudantes (UNE), assim como sua fundação; enfoque este que coloca nossa discussão em pauta sobre os jovens estudantes maranhenses fichados e relatados pela DOPS. Analisaremos estes arquivos a partir das contribuições de historiadores que pesquisam sobre o governo civil-militar, assim como seguiremos algumas orientações teórico-metodológicas de autores que se dedicam ao estudo de textos/discursos no seu contexto sócio histórico.
Interno - 2178433 - LYNDON DE ARAUJO SANTOS
Presidente - 1753658 - MARIA IZABEL BARBOZA DE MORAIS OLIVEIRA