Nota à Comunidade Acadêmica do PPGHIS-UFMA:

2020-03-20 20:12:01.693

Assunto: Orientações sobre suspensão do calendário acadêmico

Em consideração à Resolução 1978/CONSEPE, à Portaria CAPES n° 36, de 19 de março de 2020, condizente, também, com as instruções da Diretoria de Pós-Graduação da AGEUFMA, o PPGHIS esclarece que:

1) Estão suspensas todas as atividades presenciais do PPGHIS, incluindo aulas, pelo prazo de 30 dias. As atividades consideradas essenciais continuarão de forma remota.

2) As matrículas já realizadas, por aluno(a)s novo(a)s e veterano(a)s serão processadas, de forma não presencial, através do SIGAA.

3) As defesas presenciais, de Mestrado e Doutorado, bem como suas respectivas qualificações, estão suspensas pelo período de 30 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais  30 dias.

4) As defesas, de Mestrado e Doutorado, bem como suas respectivas qualificações, no período de suspensão, poderão ser realizadas por videoconferência, sem a necessidade da presença física de discentes ou docentes.

5) Reuniões de Colegiado, em caso de necessidade, poderão ser realizadas de forma virtual.

6) Os procedimentos relativos à percepção das bolsas novas, de Mestrado e Doutorado, permanecem inalterados, realizados de forma remota pela secretaria do Programa.

7) O Calendário Acadêmico da UFMA está cancelado, inviabilizando aulas remotas na Pós-Graduação.

8) O cancelamento do Calendário Acadêmico não inviabiliza, entretanto, contatos remotos entre discentes e docentes e orientações à distância.

9) Todas as demais atividades presenciais de alunos, técnicos e docentes devem ser suspensas pelo prazo de 30 dias.

A Secretaria do PPGHIS se compromete com o atendimento remoto à comunidade, na medida do possível, consciente dos limites e vicissitudes desse período de emergência social e sanitária.

Abraço fraterno e remoto a todos,

São Luís, 20 de março de 2020

Alirio Cardoso