Banca de DEFESA: IVÃ DUTRA LIMA

DISCENTE: IVÃ DUTRA LIMA
DATA: 03/09/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES DA POPULAÇÃO NEGRA NA COLEÇÃO HISTÓRIA, SOCIEDADE E CIDADANIA, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR (2017-2019).
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de História. População negra. Representação sobre a população negra.
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho é uma investigação sobre as representações da população negra nos livros didáticos da coleção História sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, FTD, para o triênio 2017, 2018 e 2019. O objetivo central é compreender os sentidos das representações da população negra na coleção, visto que o livro didático é uma ferramenta pedagógica com presença marcante no sistema formal de ensino brasileiro, tanto na rede privada quanto na rede pública, portador dos saberes a serem ensinados nas escolas do país, carregado de discursos que na relação dialógica com os educandos pode contribuir para a constituição de valores e padrões de comportamento diluídos socialmente. Quantos aos objetivos específicos, buscamos entender o papel do livro didático no sistema educacional brasileiro pensando-o enquanto um artefato multifacetado, pois é um produto do mundo da edição, carregado de discurso, mas também um produto comercial, sendo um negócio lucrativo para as editoras. Outro ponto importante foi analisar as políticas públicas para o livro didático, com destaque para o Programa Nacional do Livro Didático, PNLD, focando nas ações estatais historicamente empreendidas com a finalidade de controlar, via amarras legais, não apenas a distribuição de tais artefatos pedagógicos, mas seus discursos enquanto lugar de fala. Buscamos compreender a importância dos movimentos sociais negros, a exemplo do Movimento Negro, por seu papel nas lutas históricas pela estruturação de uma sociedade antirracista. Como exemplo prático dessa luta histórica temos a Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental e do ensino médio. Visamos, ainda, compreender os sentidos das representações sobre a população negra ao analisar o aporte iconográfico e textual da coleção. No âmbito da metodologia, fizemos a opção pela análise do aporte iconográfico e do aporte textual da coleção, sendo que no caso da análise do aporte iconográfico dividimos em categorias: relações familiares, mundo do trabalho, cultura material/imaterial, universo lúdico e universo político. No tocante ao aporte textual, analisamos os livros por série: 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano. O resultado dessa abordagem metodológica foi o entrecruzamento das narrativas sobre África e afrodescendentes, apreendendo os sentidos das representações sobre a população negra presentes nos livros da coleção. Podemos concluir que a inclusão da referida temática nos livros didáticos se constitui num avanço importante no sentido de nortear a estruturação de uma sociedade que valorize a matriz cultural africana, mas existem ainda falhas a serem corrigidas, a exemplo da problematização necessária sobre as lutas da população negra por reconhecimento e valorização de sua importância no processo de formação da sociedade brasileira. São debates fundamentais para que o corpo discente possa efetivamente ter uma percepção positiva sobre a África e os afrodescendentes. Por fim, entendemos poder agregar valor às discussões sobre a questão racial em voga no Brasil.
Presidente - 407369 - CESAR AUGUSTO CASTRO
Externo ao Programa - 1796974 - KATIA EVANGELISTA REGIS