Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL PASSOS DE MELO

DISCENTE: RAFAEL PASSOS DE MELO
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: “O TRAUMA E A FERIDA NA MEMÓRIA”: Literatura latino-americana e narrativas sobre os regimes ditatoriais no Brasil e Chile
PALAVRAS-CHAVES: Literatura. História. Política. América Latina
ÁREA: História
RESUMO: A presente dissertação visa refletir acerca de como a Literatura, em alguns casos, tem incorporado em seus enredos fatos históricos vivenciados pela sociedade, estando entre esses, ditaduras e repressões impostas por regimes militares. Desse modo, busco aqui estabelecer uma análise das representações, verificando o papel das relações de força presentes na constituição de narrativas e discursos em situações particulares. Partindo disso, procurou-se compreender como as narrativas podem atuar na delineação de complexos contextos, estabelecendo ainda que ficcionalmente, possíveis testemunhos da cena retratada. Em meio aos debates que se fazem postos neste estudo, argumento sobre a relevância de uma consciência histórica acerca de tais eventos, compondo reflexões sobre como a literatura de testemunho pode auxiliar esse conhecimento, diante dos contínuos desafios encontrados por pesquisadores em História e Sociologia. Para subsidiar as discussões aqui presentes, se traz em paralelo, um momento histórico em que países latino-americanos como o Brasil e Chile estiveram divididos ideologicamente diante de uma suposta ameaça de um espectro comunista, os quais demandaram esforços de organização política de ambos os lados, sejam aqueles que estavam favoráveis aos regimes militares ou ainda para os que estiveram classificados como vidas clandestinas. Para tanto, foram relevantes para a construção das argumentações em destaque, os apontamentos de importantes teóricos como Seligmann-Silva (2008), Dellamore (2011) e Ginzburg (2002).
Externo ao Programa - 2160155 - FERNANDA RODRIGUES GALVE
Presidente - 2178433 - LYNDON DE ARAUJO SANTOS