Defesa de Dissertação Juliana de Cássia Nunes Soares

2018-05-23 10:28:00.413

DISCENTE: JULIANA DE CÁSSIA NUNES SOARES
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Avaliação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a pacientes submetidos à cirurgia Cardíaca.
TÍTULO: SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA CARDÍACA.
PALAVRAS-CHAVES: Cuidados de Enfermagem. Cirurgia Cardíaca. Registros de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a causa número um em casos de óbito em todo o mundo são as doenças cardiovasculares. O tratamento cirúrgico é uma opção viável para pacientes com doenças cardiovasculares; e por ser um procedimento de alta complexidade e de alto risco, o paciente submetido a cirurgia cardíaca apresenta grande vulnerabilidade, requerendo ações sistemáticas e bem elaboradas por parte do profissional enfermeiro. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) veio consolidar as práticas do cuidado, caracterizando sua prática profissional e favorecendo a organização das condições necessárias para a assistência da equipe de enfermagem. O estudo tem como objetivo avaliar a implementação da SAE a pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em um Hospital Universitário em São Luís-MA. Foi realizado análise documental retrospectiva para o estudo no Hospital Universitário com dados de pacientes adultos que realizaram cirurgia cardíaca de Troca/Implante/Plastia de válvula e Revascularização do miocárdio no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015, utilizando como instrumento para coleta o formulário de análise do Processo de Enfermagem. Os resultados mostraram a distribuição de frequência das variáveis sóciodemográficas dos pacientes: 61,1% sexo masculino, entre 60 a 69 anos (33,9%), casados (54%), de cor parda (51,9%); 13,8% não eram alfabetizados; 17,2% eram aposentados e 47,3% tinha moradia na capital São Luís. Quanto às doenças prévias apresentadas, destacam-se a Hipertensão Arterial Sistêmica (63,6%) e Diabetes Mellitus (21,8%); e, como diagnóstico médico, Insuficiência Coronariana com 45%. A maioria não era casos de reoperação e não apresentaram complicações no pós-operatório. Na análise da operacionalização da SAE, apesar da existência de formulário, constataram-se dificuldades dos enfermeiros para sua execução, pois não ocorre o preenchimento na maioria dos instrumentos do Histórico de enfermagem e da realização da etapa de evolução no setor da enfermaria. Assim como, constatou-se a ausência de formulários para realização das etapas de diagnóstico e prescrição de enfermagem no setor da Enfermaria. Também foi detectado falhas no novo modelo informatizado implantado pela ausência da impressão dos diagnósticos de enfermagem no setor da UTI Cardio. Este trabalho pode ser traduzido em uma produção coletiva sustentada cientificamente na prática assistencial da enfermagem, para solidificação do modelo assistencial utilizado. Assim, reflete atividades que já vêm sendo realizadas e que acabam, passando despercebidas, pois carecem de uma forma sistematizada e explícita de realização e registro.
Externo ao Programa - 5099251 - LISCIA DIVANA CARVALHO SILVA
Interno - 407679 - ROSILDA SILVA DIAS