Banca de DEFESA: THAISE ALMEIDA GUIMARAES

DISCENTE: THAISE ALMEIDA GUIMARAES
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Hospital Universitário Presidente Dutra, Auditório Azul, 4º andar
TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DA CADERNETA DA GESTANTE NO PRÉ-NATAL DE RISCO HABITUAL EM SÃO LUÍS - MA
PALAVRAS-CHAVES: Saúde Materno-infantil. Avaliação em Saúde. Qualidade da Assistência à Saúde. Assistência Pré-natal. Atenção Primária à Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Desde a implantação do cartão da gestante, esse instrumento tem sido considerado fundamental por possibilitar o registro dos principais dados de acompanhamento da gestação e funcionar como uma ferramenta de intercomunicação profissional, facilitando o fluxo de informações e permitindo a continuidade da assistência aonde quer que a gestante seja atendida. Além disso, tem sido utilizado como uma ferramenta para avaliação dos serviços de atenção pré-natal, tendo em vista que a qualidade dos registros realizados pode ser um reflexo da qualidade da assistência prestada. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo de avaliar os registros da caderneta da gestante na assistência pré-natal de risco habitual em São Luís, averiguando a legibilidade, a completude e a adequação do conteúdo registrado. Para tanto, realizou-se um estudo avaliativo, descritivo e quantitativo, em nove unidades de saúde da atenção básica em São Luís, no período de maio de 2017 a setembro de 2018. A amostra da pesquisa foi constituída pelo número de cadernetas da gestante selecionadas ao longo de dois meses ininterruptos em cada unidade, totalizando 105 cadernetas. Os registros foram considerados legíveis, ilegíveis ou parcialmente legíveis; a completude foi classificada segundo os níveis de qualidade: excelente (incompletude < 5%), bom (5% ≤ incompletude < 10%), regular (10% ≤ incompletude < 20%), ruim (20% ≤ incompletude < 50%) e muito ruim (incompletude ≥ 50%); e a adequação do conteúdo foi averiguada conforme recomendações da estratégia Rede Cegonha. Este estudo é vinculado à pesquisa intitulada “Retratando a assistência pré-natal em São Luís-MA”, o qual obteve parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão, sob nº. 1.999.550. Os resultados mostraram que 92,4% das cadernetas foram consideradas com registros legíveis. A avaliação da completude evidenciou que 7,6% apresentaram completude regular, 72,4% completude ruim e 20,0% completude muito ruim. Destaca-se que nenhuma caderneta foi classificada com registro excelente ou bom. A avaliação por seções demonstrou que a seção de Exames Complementares de Rotina apresentou os melhores resultados, enquanto a seção de Atividades Complementares apresentou os menores níveis de completude. Por meio dos registros referentes à assinatura e categoria profissional, constatou-se que 2,9% das gestantes realizaram consulta somente com médicos, 30,5% somente com enfermeiros e 66,7% com médicos e enfermeiros. A verificação da adequação do conteúdo registrado aos parâmetros preconizados pela Rede Cegonha mostrou que, dentre os critérios avaliados, aqueles que apresentaram maior inadequação foram a realização do exame de urocultura (39,1%), o início do pré-natal no primeiro trimestre (33,3%) e a vacinação dTpa (28,6%). Concluiu-se que os registros nas cadernetas da gestante no pré-natal de risco habitual em São Luís foram predominantemente ruins, denotando uma desvalorização desse instrumento e um provável descumprimento de recomendações do Ministério da Saúde para uma assistência de qualidade.
Externo à Instituição - ANA KARINA BEZERRA PINHEIRO - UFC
Presidente - 1032169 - LENA MARIA BARROS FONSECA