Banca de DEFESA: RITA ROZILEIDE NASCIMENTO PEREIRA

DISCENTE: RITA ROZILEIDE NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Centro Pedagógico Paulo Freire
TÍTULO: CUSTO DIRETO DE CAMPOS CIRÚRGICOS REUTILIZÁVEIS E DESCARTÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Custos e Análise de Custo. Roupa de Proteção. Gestão em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: o gerenciamento de custo é um importante aspecto a ser considerado para o alcance do equilíbrio financeiro das instituições de saúde, aumentando a acessibilidade a serviços prestados à população sem prejuízos da qualidade. Objetivo: determinar o custo direto do uso de pacotes de campos cirúrgicos reutilizáveis e Kits cirúrgicos descartáveis em um hospital universitário do nordeste brasileiro. Método: estudo exploratório, observacional, do tipo estudo de caso com abordagem quantitativa realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, incluindo análise de dados financeiros relacionados aos custos com empresa terceirizada, mão de obra, insumos e esterilização, diretamente relacionados ao processamento de pacotes de campos cirúrgicos reutilizáveis; e de dados financeiros relacionados aos custos da aquisição e descarte dos kits de campos cirúrgicos descartáveis. Foram estudados LAPs padronizados de oito especialidades cirúrgicas. Resultados: o custo direto do processamento de LAPs cirúrgicos variou de R$37,08 a R$137,47, sendo que o LAP Cirurgia Cardíaca apresentou o maior custo e o LAP Cirurgia Geral o menor. Já entre os kits cirúrgicos descartáveis, o kit para Cirurgia Ginecológica a menor diferença de custo em relação ao pacote reutilizável e os kits Parto Normal e Cirurgia Cardiovascular as maiores diferenças. Considerações finais: os achados deste estudo mostraram que o custo direto do uso de pacotes de campos cirúrgicos reutilizáveis, na instituição em estudo, é menor que o uso de kits cirúrgicos descartáveis. O custo com o processamento dos pacotes de LAP variou de R$ 37,08 a R$137,47, enquanto que, o custo obtido com o uso dos kits descartáveis ficou entre R$ 71,66 a R$ 524,96, sendo encontrado uma diferença de custo de R$ 24,30 a R$ 387,49 entre o uso dos campos reutilizáveis e descartáveis.
Interno - 7407155 - ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS
Presidente - 2152289 - ELZA LIMA DA SILVA