O PPGENF/UFMA comemora 10 anos

2020-07-30 10:08:29.145

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL MARANHÃO COMEMORA 10 ANOS DE CRIAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem promove, por todo o segundo semestre de 2020, atividades alusivas à comemoração dos 10 anos de criação do Programa, juntamente com seu corpo docente, discentes e técnicos administrativos.

Fruto do trabalho intenso dos docentes do Departamento de Enfermagem, do apoio institucional e de parcerias fundamentais para sua organização e implantação, o Mestrado em Enfermagem foi instituído por meio da Resolução nº 771-CONSEPE, de 30 de julho de 2010, sendo o primeiro curso de Pós-Graduação Strito Sensu, em Enfermagem, criado na UFMA, no âmbito do Estado do Maranhão.

Hoje, com oito turmas concluídas, duas em andamento, com 84 enfermeiros mestres, compostas por profissionais oriundos de vários municípios maranhenses e de outras partes do país, com um perfil desejado para a(o) enfermeira(o), com conhecimento inovador baseado em evidências científicas.

Esses profissionais, com sua qualificação, tiveram a oportunidade de realizar seus sonhos, de melhorar sua inserção no mercado de trabalho, galgar nível mais elevado de qualificação e contribuir para melhores condições de vida da população maranhense e brasileira.

Os resultados evidenciam o cumprimento dos objetivos do PPGENF de qualificar enfermeiros capazes de atender às necessidades individuais e comunitárias por meio do exercício do cuidado, das atividades acadêmicas e de gestão, da promoção e desenvolvimento de competências para a pesquisa, da formação de lideranças e investimento na produção do conhecimento, que contribuem para o desenvolvimento de uma prática profissional voltada para a busca de soluções para a população com repercussões para a assistência à saúde.

Dia 30 de julho, às 15h00

* Abertura e Live com a Coordenadora da Área de Enfermagem da CAPES, Profa. Dra. Cristina Maria Garcia Parada – Programas de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste: Conquista e Desafios. (meet.google,com/mkn-zrxz-beg );

Dia 30 de julho, às 19h00

* Missa em Ação de Graças, na Paróquia São Cristóvão, Av. Guajajaras S/N, com participação de até 70 pessoas, para atender às normas regulamentadoras do distanciamento social em tempos da Pandemia COVID-19. Transmissão por: https://www.youtube.com/channel/UCjxJr3Tr7uDWrSfvxs4Cmfg/featured

* Live dia 27 de agosto de 2020, às 15h00 - A historicidade do PPGENF sob a ótica dos docentes.

* Live dia 30 de setembro de 2020, às 15h00 – Os desafios da publicação de alto impacto na Enfermagem.

Profa. Dra Dulce Aparecida Barbosa - Editora da Reben

Profa. Dra. Ana Fátima Carvalho Fernandes  - Editora da RENE

Prof. Dr. Antonio José de Almeida Filho - Editor da Rev Ana Nery

* Live dia 30 de outubro de 2020, às 15h00 - Ano Internacional da Enfermagem: reconhecimento e alerta para melhores condições de trabalho. Prof. Dr. Italo Rodolfo Silva -Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé.

* Live dia 30 de novembro de 2020, às 15h00  – Frutos do PPGENF: vivências, conquistas e experiência dos alunos  egressos e  atuais.

* Encerramento das atividades - 18 de dezembro de 2020

9h00 - Conferência de encerramento - O construir de um pesquisador em Enfermagem: Desafios e Conquistas.  Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann – Vice-Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina

10h00 -  Inauguração da Galeria das Coordenadoras e Vice-Coordenadoras nos 10 anos do PPGENF e  Lançamento do Livro 10 Anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;

11h00 Homenagem aos professores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.