Banca de DEFESA: ELIANA BRUGIN SERRA

DISCENTE: ELIANA BRUGIN SERRA
DATA: 15/12/2020
LOCAL: Plataforma digital Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM ENVOLVIMENTO EM ATIVIDADE DE RECREAÇÃO DIMINUÍDO EM PACIENTES DIABÉTICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Diagnóstico de Enfermagem. Diabetes Mellitus.Taxonomia. Cuidado
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Objetivou-se analisar o diagnóstico de enfermagem Envolvimento em Atividade de Recreação Diminuído em pacientes diabéticos. Trata-se de um estudo transversal, realizado no ambulatório de Endocrinologia vinculado ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, na cidade de São Luís- MA. A amostra foi composta por 170 indivíduos com diabetes tipo 2, de ambos os sexos, idade ≥ 18 anos e que realizavam acompanhamento no referido serviço. A coleta de dados ocorreu entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020, com entrevista áudio gravada, utilizando-se dois formulários. O primeiro continha variáveis sociodemográficas, clínicas e fatores de risco para diabetes, contemplando questionamentos sobre envolvimento em atividades de recreação. O segundo caracterizou a presença ou ausência das características definidoras e fatores relacionados do diagnóstico de enfermagem Envolvimento em Atividade de Recreação Diminuído. Para nomeação do referido diagnóstico de enfermagem elencou-se como modelo referencial Gordon, seguindo a Taxonomia II da NANDA-I, publicada em 2018. Os dados foram compilados em planilhas do software Microsoft Excel (2019) e utilizou-se o pacote estatístico SPSS versão 24. A análise descritiva dos dados ocorreu pelo cálculo de medidas absolutas e relativa e para avaliar possíveis associações entre o diagnóstico de enfermagem e variáveis sociodemográficas, clínicas e fatores de risco para diabetes mellitus foram utilizados modelos de regressão logística binária, com estimativa das razões de chances e respectivos intervalos de confiança de 95%. Foram calculadas medidas de acurácia diagnóstica das características definidoras do diagnóstico de enfermagem por meio da sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos e negativos. Todos os preceitos éticos foram seguidos durante as etapas do estudo. Quanto aos dados sociodemográficos, a maioria dos participantes era do sexo feminino, com idade acima de 40 anos, casados ou união estável, aposentados/pensionistas com baixa escolaridade e renda. Em relação aos dados clínicos, destaca-se participantes com até 10 anos de diagnóstico de diabetes, presença de sobrepeso, obesidade e não seguimento de plano alimentar adequado. Dentre os fatores de risco, o mais frequente foi história familiar de diabetes, seguida por sedentarismo, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e obesidade. Verificou-se que 60,0% dos participantes manifestaram o diagnóstico de enfermagem Envolvimento em Atividade de Recreação Diminuído. As variáveis que apresentaram associação significante com o referido diagnóstico foram: ser solteiro e apresentar glicemia capilar dentro da normalidade como medidas de proteção, enquanto ser autônomo e não seguir plano alimentar adequado apresentaram maiores chances para desenvolver o diagnóstico. Todas as características definidoras apresentaram associação significante. No tocante às medidas de acurácia diagnóstica, as características definidoras que apresentaram maior sensibilidade foram: Descontentamento com a situação, Falta de condicionamento físico e Alterações de humor. Por sua vez, Afeto superficial, Cochilos frequentes e Tédio tiveram maior especificidade. Conclui-se que o diagnóstico de enfermagem Envolvimento em Atividade de Recreação Diminuído é prevalente nos pacientes diabéticos e suas características definidoras predizem sua ocorrência nesta clientela. Além disso, acredita-se que a compreensão do perfil diagnóstico contribua para o planejamento e intervenções de enfermagem que possam alcançar resultados direcionados as respostas humanas, melhorando assim, a qualidade da assistência de enfermagem.
Presidente - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM
Interno - 1983120 - LIVIA MAIA PASCOAL