Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL DE AGUIAR PORTELA

DISCENTE: RAQUEL DE AGUIAR PORTELA
DATA: 01/02/2021
LOCAL: Plataforma digital Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E ADESÃO ÀS ATIVIDADES DE AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS
PALAVRAS-CHAVES: Diabetes mellitus tipo 2. Conhecimento. Autocuidado. Educação em Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento e a adesão de pessoas com diabetes mellitus tipo 2 nas atividades de autocuidado para prevenção de complicações. Estudo analítico, transversal de abordagem quantitativa realizado em unidades de saúde da cidade de São Luís/MA com 270 pessoas com diabetes, no período de dezembro de 2019 a outubro de 2020. Para a coleta de dados foram utilizados um Formulário de Dados Sociodemográficos e Clínicos, o Questionário de Avaliação do Conhecimento (DKN-A) e o Questionário de Atividades de Autocuidado com o Diabetes (QAD). Para a apresentação dos resultados, utilizou-se análise descritiva para a caracterização da amostra, o teste do Qui-quadrado ou Exato de Fisher para as variáveis qualitativas relacionadas ao conhecimento geral sobre o diabetes, o teste de Shapiro Wilk para avaliar a distribuição normal nos escores das atividades de autocuidado e os testes não paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, adotando nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que das 270 pessoas com diabetes, a maioria possuía conhecimento insatisfatório sobre o diabetes, principalmente nos assuntos relacionados aos princípios gerais dos cuidados com a doença, hipoglicemia e substituições alimentares. Houve relação significativa do conhecimento com a faixa etária, escolaridade, ocupação e participação em grupo educativo em diabetes. A respeito das atividades de autocuidado com o diabetes, observou-se que as pessoas entrevistadas não aderiam de maneira satisfatória sobretudo a prática da atividade física, monitorização da glicemia e alimentação geral. A associação da adesão das atividades de autocuidado com o conhecimento sobre a doença foi evidenciada somente no item sobre a ingestão de cinco ou mais porções de frutas e/ou vegetais da alimentação específica e na relação com as variáveis sociodemográficas e clínicas verificou-se resultados mais frequentes e estatisticamente significantes na associação com a idade, escolaridade, ocupação, índice de massa corporal, complicação do diabetes, acompanhamento nutricional e médico. Através desses resultados concluiu-se que o nível de conhecimento geral sobre a doença foi insatisfatório, com adesão menos desejável as principais atividades de autocuidado preconizadas para o controle do diabetes, apontando assim para a importância das ações de educação em saúde a nível individual e coletivo para a construção e fortalecimento do conhecimento e autonomia quanto a adesão aos cuidados com a saúde das pessoas com diabetes, destacando-se ainda o papel fundamental do enfermeiro nesse contexto educativo tão essencial para o controle da doença, prevenção de complicações e tratamento adequado do diabetes mellitus.
Presidente - 4152259 - ANDREA CRISTINA OLIVEIRA SILVA
Externo ao Programa - 3517781 - FLAVIA BALUZ BEZERRA DE FARIAS NUNES