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Banca de DEFESA: FABIANA ALVES SOARES

2021-05-12 23:12:41.64

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIANA ALVES SOARES
DATA: 24/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: EXPANSÃO E DISTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ENFERMAGEM NO BRASIL: desafios e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Instituições de Ensino. Educação Superior. Privatização.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Ao longo dos anos tem se observado intensa expansão dos cursos e vagas de graduação em Enfermagem no país, com maior atuação da iniciativa privada. Este estudo analisou a expansão e a distribuição do ensino superior de Enfermagem no Brasil no período de 1890 a 2019, segundo a categoria administrativa da instituição de ensino pública ou privada. Métodos: Trata-se de estudo transversal baseado em dados secundários, disponíveis on-line no portal e-MEC relacionados a 1.244 cursos e 190.610 vagas para o curso de graduação em Enfermagem na modalidade presencial, com início de funcionamento entre 1890 (ano de criação da primeira escola de Enfermagem), até junho de 2019 data da coleta dos dados. Considerandou-se a categoria administrativa da instituição pública ou privada dos cursos, realizaram-se comparações da distribuição de cursos e vagas de Enfermagem segundo as variáveis relacionadas as instituições que ofertavam o curso e sua localização geográfica. Foram apresentadas frequências absolutas e relativas, e a razão do número de vagas privadas/públicas criadas. Diferenças estatísticas foram verificadas por meio de testes de qui- quadrado (α=5%). Resultados: Ao longo de 129 anos o ensino superior de Enfermagem foi se tornando predominantemente privado e com distribuição heterógena de cursos e vagas pelo país. De 1890 até 1998, a maioria dos cursos ainda estavam sob gestão pública (51,7%). De 1997 a 2010, instituiu-se um processo intenso abertura de novos cursos e vagas em todas as regiões do país, especialmente privados. Com isso, em 2019, verificou-se a predominância de cursos (85,9%) e vagas (93,6%) privados. Respectivamente, esta oferta de cursos e vagas privados se concentrou nos grandes centros urbanos (56,0%; 67,1%) (p-valor<0.05), região Sudeste (40,8%; 45,8%) e estados mais ricos: São Paulo (19,7%; 26,1%), Minas Gerais (12,5%; 9,1%) e Rio de Janeiro (9,0%; 10,2%). Enquanto os cursos e vagas sob gestão pública (14,1%; 6,4%), não acompanharam esse aumento e foram mais frequentes no Nordeste (36,6%; 32,2%) e interior dos estados (57,7%; 53,8%) (p-valor<0.05). Conclusão: Este estudo possibilitou a análise da trajetória temporal de expansão e distribuição dos cursos e vagas de Enfermagem desde o primeiro curso até 2019, segundo a natureza público e privada das instituições, evidenciando-se a forte privatização da educação superior de Enfermagem no Brasil, especialmente nas localidades mais ricas e mais populosas do país. Os resultados contribuem para reflexões e críticas sobre essa trajetória da expansão do ensino de enfermagem no país, em que o cenário pouco equitativo de distribuição dos cursos e vagas reflete a forma rápida e desordenada em que se deu essa expansão. Indicando a necessidade de regulação da abertura de novos cursos e vagas, pois embora o número de cursos e vagas tenha aumentado, este não beneficiou de forma homogênea as diversas localidades do país.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1985061 - ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
Presidente - 1159347 - BRUNO LUCIANO CARNEIRO ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA ANGÉLICA DE ALMEIDA PERES - UFRJ

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