Banca de DEFESA: AGOSTINHA PEREIRA ROCHA NETA

DISCENTE: AGOSTINHA PEREIRA ROCHA NETA
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: LETRAMENTO EM SAÚDE E USABILIDADE DE UMA TECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS NA AMAMENTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento em Saúde. Aleitamento Materno. Tecnologia em Saúde. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O SOS Mama é uma tecnologia mHealth desenvolvida com a finalidade de auxiliar puérperas que vivenciam dificuldades no aleitamento materno. Além da construção e validação do aplicativo, é necessário assegurar que a tecnologia seja adequada ao nível de letramento em saúde e usabilidade para a compreensão e aceitação do público-alvo. Objetivou-se avaliar a usabilidade do aplicativo SOS mama na prevenção de problemas na amamentação. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada com puérperas internadas no alojamento conjunto da Unidade Materno Infantil do Hospital Universitário da UFMA. A coleta foi realizada em abril de 2021 por meio da aplicação do questionário com variáveis sociodemográficas, obstétricas, relativas à amamentação, Escala de Letramento em Saúde (Health Literacy Scale – HLS - 14) e o System Usability Scale – SUS. Os dados foram armazenados e organizados no programa Microsoft Excel versão 2016 e as análises estatisticas realizadas no programa IBM SPSS 24. A pesquisa foi realizada com 100 puérperas, com idade entre 18 a 25 anos (53%), 26 a 35 anos (34%) e >35 anos (13%), 68% declararam-se pardas, 54% não tinham companheiros e moravam em São Luís – MA (85%). Quanto à escolaridade, 84% tinham mais de 8 anos de estudo, estavam trabalhando (90,2%), tinham renda entre 1 e 4 salários mínimos (75%) e alguma religião (79%). Quanto às características obstétricas, 67% tiveram duas ou mais gestações, realizaram 6 ou mais consultas de pré-natal (65,6%), na rede pública (92,9%) e na rede privada (7,0%), quanto ao tipo de parto, 52% tiveram cesáreo e 48% normal. Sobre às orientações relacionadas a amamentação, 91% receberam no pré-natal ou maternidade e 52,2% apresentaram alguma dificuldade na experiência anterior com a amamentação. As puérperas foram dicotomizadas apresentando 52,0% com baixo e 48% com alto letramento em saúde. Comparou-se a classificação do letramento com as caracteristicas sociodemográficas e obstétricas, observou-se diferença estatistica quanto à escolaridade, número de gestação e número de consultas no pré-natal. O Teste de Usabilidade do aplicativo SOS Mama através da escala SUS constatou a validade do sistema com pontuação de 70,5. As puérperas avaliaram o aplicativo SOS Mama, quanto a facilidade de aprendizagem e memorização, eficiência, satisfação e minimização dos erros, como "bom", "excelente" e "melhor impossível''.
Presidente - 1985061 - ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
Interno - 1032169 - LENA MARIA BARROS FONSECA