Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANE CRISTINA PEREIRA MARQUES

DISCENTE: MAYANE CRISTINA PEREIRA MARQUES
DATA: 21/12/2021
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PERSPECTIVA DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. Processo de Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: A Enfermagem é uma ciência alicerçada na prática do cuidado, com isso a formação dos profissionais que nela atuam transita entre um aprendizado teórico-prático. A Sistematização da Assistência de Enfermagem contempla todo conteúdo/ação a organizar metodologicamente o trabalho dos profissionais, trazendo o Processo de Enfermagem como atividade privativa do enfermeiro. Porém, na prática ainda se percebe dificuldades no aprendizado da mesma no processo de formação do enfermeiro. Assim, este estudo tem por objetivo analisar o processo de ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Instituição de Ensino Superior (IES) na perspectiva docente. Trata-se de um estudo do tipo analítico com abordagem quantitativo realizado entre janeiro e agosto de 2021, em 4 instituições de ensino superior, 1 da rede pública e 3 da rede privada de ensino, que ofertam cursos presenciais de graduação em enfermagem no município de São Luís, Maranhão, Brasil. A população da pesquisa foi composta 96 docentes, amostra representada por 64 docentes enfermeiras (os) que ministram as disciplinas de conhecimento específico de enfermagem dos cursos presenciais de graduação em enfermagem do município de São Luís, obedecendo os critérios de elegibilidade. Utilizamos para a coleta de dados o instrumento compreendendo um questionário a ser preenchido pelos docentes das instituições de ensino participantes, composto por perguntas abertas e fechadas acerca dos dados sociodemográficos, educacionais e de trabalho, enviado por Google Forms® e analisado pelo SPSS e MAXQDA®. De acordo com os resultados o perfil docente encontrado no estudo, caracterizado por mulheres, coma faixa etária maior que 50 anos, casado/união estável, naturais de São Luís, com média de 1,6 filhos, graduação bacharelado, em instituição pública, com 4 anos de duração, maioria em Universidade Pública de ensino, que participaram de PIBIC/monitoria/extensão, não possuem outros cursos de graduação. Trabalham em Universidade Particular e apresentam carga horária de 36 a 40 horas semanais, possuem apenas um vínculo de trabalho e os que possuem outro vínculo refere-se ao de enfermeiro assistencial. Conforme a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem pelos docentes em suas respectivas disciplinas, a maioria teve contato com a SAE durante a graduação, compreendem a SAE e o processo de enfermagem sendo considerada boa ou exata. Em relação as disciplinas que os docentes ministram, a maioria apresenta os conteúdos programáticos contemplando a SAE e utilizam a Teoria das Necessidades Humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta para fundamentar a SAE. De acordo com as percepções dos docentes sobre o ensino da Sistematização da Assistência de Enfermagem, eles a consideram necessária e aplicável e utilizam as classificações de linguagem padronizada de Enfermagem, entre a mais aplicada destacaram NANDA (North American Nursing Diagnosis Association International), para o ensino da SAE utilizam alguma estratégia, sendo preferencial o estudo de caso/caso clínico, porém encontram desafios/ dificuldades para o ensino da SAE, tendo como principal a não implementação nos serviços de saúde. Conclusão: O estudo revela que a temática SAE durante a graduação de enfermagem é utilizada pelos docentes, entretanto, ainda há dificuldades na implementação deste método durante a formação. Acredita-se que o ensino da SAE se estabelece sob influência de alguns fatores, dentre eles, as metodologias e estratégias de ensino, utilizados pelos docentes. O ensino e aplicabilidade da SAE deve ser significativa para os alunos, pois influenciará na adesão e operacionalização futura, na condição de enfermeiro.
Externo à Instituição - FRANCISCA MÁRCIA PEREIRA LINHARES - UFPE
Interno - 407679 - ROSILDA SILVA DIAS