Banca de DEFESA: JOCELHA MARIA COSTA DE ALMEIDA

DISCENTE: JOCELHA MARIA COSTA DE ALMEIDA
DATA: 14/02/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: ANALISAR O DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM DISPOSIÇÃO PARA LETRAMENTO EM SAÚDE MELHORADO EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS TIPO II
PALAVRAS-CHAVES: Diagnóstico de Enfermagem. Diabetes Mellitus. Letramento em saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: O letramento em saúde é reconhecido como efetivo mecanismo na adesão ao autocuidado, pois desempenha importantes resultados em saúde, principalmente nas condições crônicas, como é o caso do DM2. O objetivo desse estudo foi: analisar o diagnóstico de enfermagem Disposição para letramento em saúde melhorado em pacientes com DM2. Foi organizado em três capítulos: 1) sistematização da assistência de enfermagem, taxonomia de enfermagem da NANDA-I e diabetes mellitus – revisão de literatura; 2) revisão integrativa - letramento em saúde em portadores de DM2 a nível ambulatorial; 3) diagnóstico de enfermagem disposição para letramento em saúde melhorado em pacientes com DM2. No primeiro capítulo, utilizou-se a literatura atual publicada em forma de livros e artigos. Identificou-se os diagnósticos de enfermagem como importante ferramenta de trabalho por assegurar uma assistência baseada em conhecimento científico. Para o segundo capítulo, realizou-se a seleção de produções científicas nas bibliotecas virtuais Scielo, Lilacs, BDENF, além das bases de dados Web of Sciense, Embase, Scopus e o portal PubMed. Resultou-se em 7 artigos Internacionais: dois na Europa, dois na Ásia, um na Oceania, um na América do Norte e um na África. Percebeu-se lacuna do conhecimento quanto ao diagnóstico de enfermagem Disposição para o letramento em saúde melhorado, diagnóstico da NANDA-I, portanto, carece de estudos na população em geral. O terceiro capítulo analisou o diagnóstico de enfermagem Disposição para letramento em saúde melhorado em pacientes com DM2 em ambulatório de referência. Estudo analítico, transversal, quantitativo. A maioria tinha idade entre 60 e 79 anos, feminino, procedente de São Luís – MA, zona urbana, casado (a) ou união estável, moradia própria, baixa escolaridade, religião católica, aposentado/pensionista/benefício e renda familiar de um a dois salários-mínimos. Sobre os fatores clínicos, destacam-se, utilização de hipoglicemiantes orais, recebimento gratuito das medicações com ausência de dificuldades quanto à sua utilização e não seguimento do plano alimentar. Os fatores de riscos mais prevalentes foram história familiar de DM2, hipertensão arterial sistêmica, hipercolesterolemia, obesidade prévia, uso frequente de álcool e tabagismo. A sensibilidade, especificidade, análise de classe latente ajustada e probabilidades posteriores foram utilizadas para medir a acurácia diagnóstica. Tal diagnóstico estava presente em 55,23% da amostra. A associação do diagnóstico de enfermagem e as variáveis sociodemográficas, clínicas e fatores de risco foram realizadas utilizando a análise de regressão logística. As características definidoras que melhor predizem este diagnóstico são: expressa desejo de melhorar a comunicação sobre saúde com os profissionais e expressa desejo de aumentar a compreensão de informações de saúde para fazer escolhas de cuidados de saúde. As associações significativas para o presente diagnóstico foram: ser procedente do interior do Estado, morar em casa alugada, maior escolaridade, estar assintomático quando descobriu a doença e não ter obesidade prévia, enquanto realizar o diagnóstico de DM2 através dos sintomas da doença e não por meio de exames de rotina possuem uma chance menor de apresentar este diagnóstico. Conclui-se que reconhecer as características definidoras que melhor predizem o diagnóstico pode contribuir nos cuidados de enfermagem direcionados às respostas humanas do indivíduo, família e comunidade.
Presidente - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM
Interno - 1983120 - LIVIA MAIA PASCOAL