Banca de DEFESA: CLAUDIONETE ABREU COSTA

DISCENTE: CLAUDIONETE ABREU COSTA
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: EFETIVIDADE DA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONHECIMENTO, ATITUDE E PRÁTICA DE PUÉRPERAS ADOLESCENTES SOBRE A MINIPÍLULA
PALAVRAS-CHAVES: Adolescente; educação em saúde; Contracepção Hormonal Feminina.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: As causas mais frequentes de gravidez na adolescência, têm sido atribuídas ao desconhecimento dos métodos contraceptivos, e quando conhecidos são usados de forma inadequada pelas adolescentes ou fazem uso de método de baixa eficiência, devido a fragilidades no conhecimento sobre o corpo, sexualidade e fecundação, além das barreiras culturais para colocar em prática o conhecimento adquirido. OBJETIVO: Analisar os efeitos da intervenção, mediante tecnologia educacional, no conhecimento, atitude e prática das puérperas adolescentes sobre a minipílula como método de contracepção no pós-parto. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo avaliativo do tipo conhecimento, atitude e prática (CAP), com desenho quase-experimental com grupo único, do tipo antes e depois, de corte transversal, com utilização do álbum seriado. O estudo foi realizado com 139 puérperas adolescentes, conforme critérios de inclusão, que se encontravam internadas no alojamento conjunto de 4 maternidades públicas, sendo 3 no munícipio de São Luís e 1 no município de São José de Ribamar - MA, no período de abril a julho de 2022. RESULTADOS: Os resultados mostraram que as 139 participantes apresentaram as seguintes características socioeconômicas e demográficas: a maioria 52 (37,41%) tinha idade entre 18-19 anos; residia na zona urbana 78 (56,11%); com situação conjugal em convívio marital 62 (44,60%); com ensino fundamental II incompleto 58 (41,72%). Com relação as características ginecobstétricas, a maioria 69 (49,64), relatou início da atividade sexual entre 14-15 anos; primeira gravidez entre 16-17 anos 54 (38,84%); tiveram 2 ou mais gravidezes 41 (29,48%). No que se refere ao conhecimento, atitude ao analisar os escores médios CAP antes da intervenção e após 60 dias, ambos se mantiveram com médias inadequadas, entretanto houve uma melhora significativa dos domínios conhecimento e prática, assim como o aumento do valor numérico da média CAP do que era considerado inadequado passando a ser adequado. Na associação do conhecimento, atitude e prática com as variáveis sócio econômicas, demográficas e ginecobstétricas antes da intervenção, houve relação significativa com as variáveis idade (18-19 anos), escolaridade (ensino fundamental II inconcompleto), está estudando, número de gravidez e fez pré-natal. Na intervenção após de 60 dias, percebeu-se associação com as variáveis: idade, local de residência, escolaridade, de estar estudando, uso de contraceptivo, número de gravidez, fez pré-natal e tipo de parto. CONCLUSÃO: Frente ao exposto, evidencia-se que a intervenção educacional com o álbum seriado, mediado pela enfermeira, é efetiva para promoção do conhecimento, atitude e prática de puérperas adolescentes no uso adequado da minipílula como contracepção no pós-parto. Mas ainda é necessário a associação de outras tecnologias, para que se consiga impactar em uma mudança significativa, principalmente nas atitudes das puérperas adolescentes, uma vez que esse público não tem iniciativa ou devido a timidez em sanar suas dúvidas com um profissional de saúde, no puerpério, relacionado à contracepção no pós-parto.
Co-orientador - 434.621.623-49 - ANA KARINA BEZERRA PINHEIRO
Presidente - 1032169 - LENA MARIA BARROS FONSECA