Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: NADIA ALESSA VENCAO DE MOURA

2023-12-19 09:08:59.953

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA ALESSA VENCAO DE MOURA
DATA: 19/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DAS DEFINIÇÕES CONCEITUAIS E OPERACIONAIS DOS FATORES RELACIONADOS DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM NANDA-I “AUTOGESTÃO INEFICAZ DA SAÚDE” EM PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS
PALAVRAS-CHAVES: Diagnóstico de Enfermagem; Estudo de Validação; Processo de Enfermagem; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Autogestão.
PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: A autogestão eficaz da saúde de PVHA depende do equilíbrio entre todos os elementos que integram o bem-estar geral e a saúde. Tendo por base a racionalidade prático-reflexiva da ciência da enfermagem, as deficiências e necessidades de saúde devem ser determinadas e manejadas através da aplicação do Processo de Enfermagem, de forma legítima e científica. É uma ferramenta índispensável para identificar problemas de saúde e implementar plano de cuidados efetivos, exigindo compreensão das definições e etapas envolvidas na sistematização da assistência. Objetivos: Analisar o conteúdo das definições conceituais e definições operacionais dos fatores relacionados do diagnóstico de enfermagem “Autogestão Ineficaz da Saúde” em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Métodos: Estudo metodológico, para validação de conteúdo, de abordagem quantitativa. Realizado em duas fases: (1) proposta de novos fatores relacionados e elaboração de definições conceituais e definições operacionais; e (2) validação de conteúdo dos fatores relacionados e das definições conceituais e operacionais. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2023. A validação do conteúdo foi realizada por 26 enfermeiros especialistas identificados através da plataforma lattes. Resultados: Os pesquisadores propuseram 03 novos fatores relacionados como componentes no diagnóstico, somando-se aos 23 já existentes na versão NANDA-I (2021-2023). Enfermeiros especialistas analisaram tais componentes e todos os 26 fatores relacionados foram validados utilizando-se o teste binominal com proporção de adequação acima de 85% e p <0,05. Após esta etapa, construiu-se as definições conceituais e operacionais destes fatores relacionados, validando-os pelo índice de validação de conteúdo acima de 0,80 pelos enfermeiros experts. Conclusões: Três novos fatores relacionados à Autogestão ineficaz da saúde foram propostos e validados por especialistas. Definições conceituais e operacionais dos novos e atuais fatores relacionados foram elaboradas e validadas para pessoas vivendo com HIV/AIDS. O estudo de análise de conteúdo do diagnóstico de enfermagem “Autogestão Ineficaz da Saúde” contribui com a Enfermagem enquanto ciência e proporcionar conhecimento específico para planejamento do plano de cuidados, clarificando dúvidas, evitando interpretações tendenciosas e garantindo um julgamento clínico assertivo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2079504 - AUREAN D ECA JUNIOR
Interno - 1655316 - POLIANA PEREIRA COSTA RABELO
Externo ao Programa - 000.000.000-00 - RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA

fim do conteúdo