Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID LOYANE BEZERRA BALATA

DISCENTE: INGRID LOYANE BEZERRA BALATA
DATA: 04/01/2024
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS DE PESSOAS UROSTOMIZADAS NO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida. Estomia. Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: As urostomias são indicadas para pessoas com o diagnóstico de patologias que envolvem a pelve renal, ureteres, bexiga e uretra para preservar a função renal. As principais causas são as derivações através de cateteres, mais comumente para o alívio de obstruções ao fluxo urinário. A urostomia configura um desafio para as pessoas exigindo uma atenção qualificada dos profissionais de saúde, visando suprir a demanda de assistência e educação em saúde. Dessa forma, a enfermagem possui papel essencial na prestação da assistência às pessoas estomizadas, de modo a buscar o autocuidado, para que possa desenvolver uma boa autopercepção e consequentemente boa qualidade de vida. Nessa perspectiva, o estudo possui como objetivo analisar a qualidade de vida de pessoas com urostomias no estado do Maranhão. Foi realizado um estudo descritivo e analítico, com abordagem quantitativa que pretende analisar as pessoas urostomizadas no Estado do Maranhão. A população do estudo foi considerada todas as pessoas urostomizadas cadastradas no Serviço de Órtese e Prótese da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (SEMUS) e pessoas urostomizadas que recebem atendimento no Ambulatório de Urologia, localizado no Hospital Universitário HU-UFMA. Os instrumentos da pesquisa correspondem a questionários sociodemográfico, clínico e o de qualidade de vida COH-QOL-OQ. A pesquisa demonstrou a prevalência de pessoas urostomizadas do sexo masculino, com idade entre 51 e 70 anos de idade, autodeclarados com cor/raça parda, escolaridade ensino fundamental incompleto, causa do estoma o câncer, a troca da bolsa é realizada pelo próprio ostomizado, com prevalência daqueles que não praticam atividades físicas, não possuem hábitos de bebidas alcoólicas ou drogas e comem frutas ou legumes todos os dias. Os participantes obtiveram impactos positivos, de maneira geral, para o bem-estar físico, psicológico e espiritual, ao passo que apresentam escores baixos. A pesquisa espera estimular novos estudos com pessoas urostomizadas, além de incentivar profissionais especializados na área para o cuidado integral, planejamento de estratégias para atendimentos das demandas dessa população.
Presidente - 407504 - SANTANA DE MARIA ALVES DE SOUSA
Interno - 407679 - ROSILDA SILVA DIAS