Banca de DEFESA: THAYNÁ CUNHA BEZERRA

DATA: 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Digital Google Meet
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE NUTRIZES SOBRE AMAMENTAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Mulher. Representações Sociais. Período Pós-Parto. Aleitamento Materno. Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: Ao mesmo tempo em que a amamentação é vista como maravilhosa e agradável devido aos benefícios psicológicos e biológicos do leite materno para a saúde da criança e da mulher, também pode se apresentar como uma vivência permeada por dificuldades e intercorrências. Conhecer as representações sociais (RS) elaboradas pelas nutrizes pode auxiliar a identificar significados, crenças e comportamentos e facilitar o planejamento de cuidados mais personalizados e humanizados, contribuindo para o sucesso do aleitamento materno. O objetivo desta pesquisa foi analisar as RS de nutrizes sobre amamentação. Trata-se de estudo observacional do tipo transversal, de abordagem qualitativa, conduzido pela Teoria das RS. Compuseram a amostra desta investigação 100 nutrizes atendidas pela equipe do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão – Unidade Materno Infantil, no Banco de Leite e na Sala de Coleta do Alojamento Conjunto, no segundo semestre de 2023. Para a coleta de dados utilizou-se um formulário com variáveis sociodemográficas e obstétricos, aplicação do termo indutor “leite materno” para a Técnica de Associação Livre de Palavras e roteiro de entrevista semiestruturada com duas questões propostas: “O que é amamentar pra você?” e “Me fale sobre o leite que está saindo dos seus peitos”. Para análise das evocações livres, utilizou-se para suporte o software openEvoc 0.95 e os dados das entrevistas foram analisados com suporte do software IRaMuTeQ 0.7 alpha 2. A análise através do openEvoc gerou o quadro de quatro quadrantes, identificando o núcleo central e os elementos periféricos da representação social do leite materno. A partir da constituição dos corpora textuais e análises pelo IRaMuTeQ, foram gerados dendrogramas para Classificação Hierárquica Descendente, grafos de Análise de Similitude e Nuvens de Palavras das RS da amamentação e do leite materno. As RS sobre amamentação e leite materno compartilhadas pelas nutrizes encontram-se ancoradas em significados de importância para a saúde dos seus filhos pois é a forma como elas os alimentam, além de atribuírem a este ato o sentimento de amor sem, no entanto, mencionar qualquer benefício para sua própria saúde. Além disso, as nutrizes desvelaram RS sobre o leite materno como um “bom alimento, maravilhoso, suficiente e saudável”. Reconhecem a importância do colostro, e consideram a saída do leite um sinal de sucesso na amamentação. É crucial que os profissionais de saúde abordem as vantagens da amamentação à saúde materna em consultas individuais e atividades educativas em grupo, visando aumentar o interesse das mulheres em praticar o aleitamento materno exclusivo desde o início do ciclo gravídico-puerperal. Também é importante informar as nutrizes sobre as características do leite que produzem em todas as fases da lactação, e ensiná-las o manejo adequado da amamentação com a finalidade de reduzir intercorrências e o risco de desmame precoce.
Presidente - 1655316 - POLIANA PEREIRA COSTA RABELO
Interno - 1466874 - ISAURA LETICIA TAVARES PALMEIRA ROLIM